CTT lançam emissão filatélica para assinalar dois séculos da Vista Alegre

26 de Fevereiro, 2024

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançaram uma emissão filatélica para assinalar os 200 anos da Vista Alegre. Fundada em 1824, por José Ferreira Pinto Basto, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre foi a primeira unidade industrial dedicada à produção da porcelana em Portugal.

A coleção é composta por quatro selos, com uma tiragem de 70 mil exemplares cada, e ainda por um bloco filatélico com um selo, que pode ser adquirido por 3€. Cada objeto filatélico evoca um pouco da história daquela unidade industrial: a Fachada da Fábrica de Porcelana Vista Alegre e algumas peças especiais da notável manufatura.

“Ao longo do tempo, a Vista Alegre soube adaptar-se às muitas correntes estéticas, adquirindo não só um reconhecimento generalizado em Portugal, mas também uma projeção internacional notável. A participação regular em certames e feiras por todo o mundo, a presença em museus e instituições, como o MoMA em Nova Iorque, a colaboração com artistas e designers de renome e a conquista consistente dos mais prestigiados prémios globais de design fazem da Vista Alegre um nome que permanece um símbolo de arte, mestria, qualidade e sucesso. Dois séculos de história intimamente ligados à evolução cultural, social e económica do país, graças a um legado estético e artístico que não se esgota nas muitas peças criadas ao longo deste período. Uma memória que permanece viva e dinâmica no Lugar da Vista Alegre, com o Bairro Operário e todas as infraestruturas que lhe serviram de suporte totalmente recuperados”, lê-se num excerto da pagela desta emissão.

Compre já