CTT lançam emissão exclusiva de selos em homenagem aos Caretos de Podence

12 de Fevereiro, 2024

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançam a partir de amanhã, dia 13 de fevereiro, uma emissão filatélica dedicada aos Caretos de Podence, que são a manifestação de uma tradição ancestral da aldeia de Podence, Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes.

A coleção é composta por três selos, à taxa N20g, com uma tiragem de 30 mil exemplares cada, e por um bloco filatélico que pode ser adquirido por 3€.

Os Caretos são homens mascarados que durante o Entrudo usam máscaras rudimentares feitas de couro ou lata, e fatos coloridos executados em lã. As cores dos trajes e das máscaras, vermelho, preto, amarelo e verde, contrastam com a escuridão do inverno, e a sua presença é anunciada pelo som dos chocalhos que usam à cintura. É um ritual que se caracteriza pelo comportamento específico dos seus protagonistas mascarados, os ‘caretos’.

As ‘Festividades de Inverno: Carnaval de Podence’ foram proclamadas no dia 12 de dezembro de 2019, na Lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade – UNESCO, no decurso da 14.ª Reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Bogotá, Colômbia.

As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada e Macedo de Cavaleiros.

Compre já