CTT entregam donativo a Centro de Reabilitação Psicológica no âmbito da venda de selo solidário

21 de Dezembro, 2022

Foto da notícia

Os CTT - Correios de Portugal orgulham-se por poder anunciar que a venda da emissão filatélica de solidariedade para com o povo ucraniano está muito perto de esgotar, motivo pelo qual decidiram processar ainda neste ano de 2022 o donativo a favor da reconstrução de um Centro de Apoio Psicológico para traumas de guerra em Borodyanka, o "Borodyanka Center", entidade escolhida pessoalmente pelo Presidente Volodymyr Zelenskyy para ser alvo desta doação.

Para João Bento, CEO dos CTT, “é com um sentimento de missão cumprida que fazemos este donativo ao Borodyanka Center, seguindo as indicações do governo ucraniano.  Embora este selo se continue a vender nas nossas Lojas, o valor de vendas até hoje realizado enche-nos de orgulho pela grande solidariedade do povo português para com causas tão nobres como é esta.”

Borodyanka é uma das zonas dos subúrbios de Kiev que mais foi destruída pelas tropas russas. Em março de 2022 este centro de reabilitação psicológica para veteranos foi totalmente destruído, num ataque que tirou a vida a duas pessoas. O projeto servirá cerca de 10 mil pessoas por ano e empregará 40 pessoas.

O selo solidário “Sol Nascente” foi lançado em setembro e o valor das receitas de venda está a ser convertido em donativos dos CTT para contribuir para melhorar a situação dramática que se vive na Ucrânia, numa iniciativa realizada em estreita colaboração com a Embaixada da Ucrânia em Portugal.

Esta emissão é composta por um selo, com um valor facial de 0,95€ e uma tiragem de 75 mil exemplares. Nesta peça filatélica exclusiva – Sol Nascente – o azul de fundo a representar o céu contrasta com um Sol no horizonte, levando simbolicamente até à Ucrânia a esperança e a fé de que dias mais brilhantes virão.

Esta iniciativa surge no âmbito da política de solidariedade dos CTT e, desta vez, através de um selo. Recorde-se que, em fevereiro – quando a Rússia invadiu a Ucrânia – os CTT aproveitaram a capilaridade da sua rede e organizaram uma ação de recolha de bens, que permitiu enviar 40 toneladas de donativos para ajudar o povo ucraniano e distribuíram gratuitamente correio e encomendas vindas da Ucrânia.