CTT emitem coleção de selos sobre os Castelos e Fortalezas do Litoral e livro sobre o mesmo tema
30 de Abril, 2025

Os CTT – Correios de Portugal lançaram esta terça-feira, dia 29 de abril, uma coleção de selos dedicada aos «Castelos e Fortalezas do Litoral». A acompanhar esta emissão filatélica está um livro sobre o mesmo tema.
De acordo com a pagela desta emissão, a coleção de selos enaltece o sistema defensivo castrense português, que os nossos ancestrais potenciaram ao longo do litoral, com duas linhas paralelas à costa e com núcleos estratégicos para proteção de centros políticos, como Guimarães, Porto, Coimbra e Lisboa.
O livro Castelos e Fortalezas no Litoral Português – com textos de Augusto Moutinho Borges e a participação especial de Luísa Machado Ferreira, enriquecido pela mestria pictórica de Marín García e fotografias de Augusto Moutinho Borges, Fátima Loureiro, Luísa Machado Ferreira e Luís Chaves – e a coleção de selos que integra sete castelos e fortalezas portuguesas, permitem deambular ao longo do litoral e «entrar» nos ideais defensivos da portugalidade.
Centramos a coleção filatélica no bloco, através da ímpar Fortaleza de São Julião da Barra e da excecional cisterna, para defesa do rio Tejo e acesso a Lisboa; e nos selos, através da praça-forte de Caminha, relevando a igreja matriz; da Fortaleza de São João Batista, para defesa da Foz do Douro e no acesso à cidade do Porto, protegida no passado pelas suas Muralhas Fernandinas; da imponente praça-forte de Peniche, a ladear a fortaleza e o Forte Velho; do Forte de Santiago do Outão, para defesa do centro urbano de Setúbal e dos acessos ao interior; da estratégica Fortaleza de Sagres, como símbolo da epopeia marítima alicerçada pelo infante D. Henrique; e do Castelo de Faro, centro político do Algarve.
Fechamos o ciclo sobre a defesa de Portugal ao longo dos séculos com as duas coleções de selos «Castelos e Fortalezas da Raia» e «Castelos e Fortalezas do Litoral», que refletem o esforço coletivo da arte da guerra para proteção do território, legado que nos orgulha e que cada vez mais o Ministério da Defesa Nacional, através da Comissão Portuguesa de História Militar e do Departamento do Património e Turismo Militar, valoriza para memória futura.
As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores e Chiado, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada, Caminha, Faro, Oeiras, Peniche, Vila de Sagres e Bonfim, em Setúbal.