CTT emitem bloco filatélico em grafeno pela primeira vez no mundo

6 de Novembro, 2020

Os CTT apresentam, esta sexta-feira dia 6 de novembro, no dia em que a atividade de correio celebra 500 anos em Portugal, uma emissão filatélica que contém um bloco com uma inserção em Grafeno, o primeiro a ser produzido em todo o mundo e que contém um circuito de informação impresso com um poema de Miguel Torga, «Contágio».

Com esta emissão “É Tempo de Esperança”, os CTT pretendem mostrar que a esperança no futuro é imprescindível, e que é ela que nos vai ajudar a ultrapassar esta crise pela qual todos lamentavelmente atravessamos.

Vivemos tempos sem precedentes e apesar das graves consequências que esta pandemia traz e trouxe ao mundo inteiro, a todos os níveis, a obrigatória situação de confinamento que muitas sociedades tiveram de respeitar também trouxe à superfície sinais de esperança na humanidade e na capacidade de regeneração e de reinvenção de muitas pessoas; um novo olhar sobre os efeitos da poluição, em consequência da grave diminuição de todas as atividades; uma ideia de união planetária, já que a doença é global e não escolhe geografias, credos religiosos ou sistemas políticos; um apelo generalizado à criatividade para diminuir os efeitos do isolamento; a adoção mais generalizada de atos de bondade e respeito pelo próximo; a prática da solidariedade como pilar do comportamento social.

A emissão «É Tempo de Esperança», é o primeiro bloco filatélico a ser produzido em todo o mundo com uma inserção em grafeno que contém um circuito de informação impresso com um poema de Miguel Torga, «Contágio». Para poder aceder a esta tecnologia e ver a mensagem codificada no bloco filatélico deve em primeiro lugar descarregar a App CTT Filatelia disponível na App Store ou na Play Store, e depois aproximar a câmara do seu dispositivo – que deve conter a tecnologia procurando a zona onde está a ser emitida a frequência NFC.

Para executar este bloco filatélico inovador os CTT tiveram a parceria de várias empresas especializadas. Desde logo a Matter Dynamics, empresa de tecnologia de ponta que desenvolveu os autocolantes em grafeno onde é possível registar informação. Depois a NextReality que foi a empresa escolhida para realizar o desenvolvimento da aplicação App CTT Filatelia que permite a leitura da informação contida no grafeno através de tecnologia NFC. E, finalmente, a CARTOR. Empresa de artes gráficas e impressão de segurança certificada, que é especializada em projetos de execução complexa.

Têxteis inteligentes, eletrónica super-rápida, sensores ultrassensíveis, compósitos e revestimentos multifuncionais, são hoje possíveis graças à descoberta do grafeno. É a combinação das propriedades excecionais deste material que tem permitido os mais recentes avanços na área da microeletrónica, biotecnologia e medicina. O grafeno é o material mais fino conhecido pelo Homem, e ao mesmo tempo o mais forte. Isto representa um novo paradigma em Engenharia, tendo apenas por base átomos de Carbono excecionalmente organizados. Alumínio, Ouro, Prata, Cobre ou Silício são agora materiais obsoletos, e assim o grafeno inicia uma nova era tecnológica com foco em eficiência e sustentabilidade.

Esta emissão é composta por um bloco, com o valor de 5,00€ e uma tiragem limitada a 50 000 exemplares. A ilustração esteve a cargo de João Machado.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.