CTT e To-Be-Green juntos para dar uma segunda vida às máscaras descartadas

16 de Julho, 2021

 Os CTT – Correios de Portugal associaram-se ao projeto de reciclagem e valorização de máscaras coordenado pela To-Be-Green, uma spin-off da Universidade do Minho, para dar uma segunda vida às máscaras descartadas pelos seus colaboradores, reforçando assim o nosso posicionamento de liderança em matéria de gestão de resíduos e de proficiência carbónica.

O projeto demonstrador, que é apadrinhado pelo Ministério do Ambiente e pela Agência Portuguesa do Ambiente, tem como objetivo a redução do impacto ambiental associado à utilização diária das máscaras de proteção contra a covid-19, através do seu processamento e criação de novos produtos, em detrimento do envio das mesmas para aterro sanitário.

Segundo Maria Rebelo, Diretora de Sustentabilidade dos CTT, “este é um projeto inovador que nos permite dar uma nova e melhor vida aos resíduos das máscaras de proteção que usamos nos CTT, contribuindo assim para estender a vida útil destes produtos e promover a transição para uma economia circular. Acreditamos que esta iniciativa vai, certamente, contribuir para um futuro melhor”.

Assim, os nossos maiores Centros de Produção e Logística - Cabo Ruivo e Maia - e o Centro de Logística e Distribuição de Taveiro vão receber contentores específicos, onde os colaboradores que aí desempenham as suas funções devem colocar as suas máscaras de proteção, tanto cirúrgicas como sociais, depois de utilizadas.

De acordo com o CEO da To-Be-Green, António Dinis Marques, “com esta parceria os milhares de máscaras que iriam para os resíduos indiferenciados serão tratadas adequadamente e convertidas numa primeira fase em “pellets” de PP ou placas poliméricas mistas, e posteriormente, por injeção ou compressão, serão produzidos novos produtos à base de polímeros”.

Todo o processo de recolha desses resíduos até à entrega na empresa de processamento e reciclagem é feito sob as mais estritas condições de segurança. Depois do processamento, os novos produtos produzidos com as máscaras descartadas serão entregues aos CTT.