CTT e Quercus plantaram cerca de 5500 árvores no Baldio de São Pedro em Manteigas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela

9 de Março, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal e a Quercus concretizaram, com a ajuda de mais de 150 voluntários a plantação de cerca de 5.500 árvores no âmbito da iniciativa “Uma Árvore pela Floresta”. A ação de reflorestação decorreu no passado sábado, dia 4 de março, no Baldio de São Pedro em Manteigas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

As plantações de Pinheiro-silvestre, Pinheiros-negro e Carvalho-negral corresponderam ao número de kits “Uma Árvore pela Floresta” adquiridos pelo público até ao momento, no âmbito da 9ª edição desta campanha, uma iniciativa que tem contribuído para a reflorestação de várias zonas do nosso país.

A concretização destas plantações demonstra o compromisso da Quercus e dos CTT em mobilizar a sociedade para a importância da nossa floresta e para a sua recuperação. Qualquer pessoa que participe na iniciativa “Uma Árvore pela Floresta” está a contribuir para a reflorestação de Áreas Protegidas e Classificadas em todo o país. O papel das florestas, das espécies florestais e dos serviços de ecossistemas que elas prestam é essencial para a nossa existência e para a preservação da biodiversidade e do ciclo da água.

A 9ª edição da campanha “Uma Árvore pela Floresta” continua a decorrer e o kit deste ano, o Loureiro, pode ser adquirido, pelo preço de 4€, em todas as Lojas CTT do país e na Loja Online, em www.ctt.pt, com portes grátis para todo o território nacional.

Desde 2014 que os CTT e a Quercus são parceiros neste projeto. Graças ao contributo de milhares de pessoas em Portugal e no estrangeiro já foram plantadas 115.500 árvores e arbustos autóctones em Portugal.

Os kits da campanha ‘Uma Árvore Pela Floresta’  têm também um QR Code, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt, para que saiba onde vai ser plantada a sua árvore e, para o caso de querer ser voluntário nas plantações, a realizar. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.