CTT e Portugal Ventures fecham parceria para estimular inovação em Portugal

25 de Novembro, 2020

Os CTT - Correios de Portugal assinam hoje o protocolo de colaboração para integração na Rede de Corporate Partners da Portugal Ventures. 

Recentemente criada, a Rede de Corporate Partners da Portugal Ventures conta já com mais de 10 parceiros de referência nacional e internacional, entre os quais o ISQ, a GALP, a SGS, a Amazon e a Glintt.

O objetivo desta Rede é intensificar sinergias e oportunidades comerciais entre as empresas do portefólio da Portugal Ventures e empresas que sejam capazes de as apoiar no desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias, testes piloto, partilha de conhecimento e contactos, otimização de recursos e processos.

Este protocolo será operacionalizado através do CTT 1520 Startup Program, o programa de interação com start-ups dos CTT, que desenvolve e apoia as start-ups nacionais e contribui para o desenvolvimento do ecossistema. O programa de interação com startups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e disponibilizando possíveis benefícios para as startups. Desde a sua criação o programa já mapeou mais de 1.800 startups, com 31 projetos atualmente em curso: 15 em parcerias comercias, 16 em projetos de co-criação, para além da aquisição da startup Recibos Online.

Com esta parceria, os CTT e a Portugal Ventures irão promover no ecossistema, iniciativas de apoio ao empreendedorismo e ao crescimento de novos negócios, assim como irão desenvolver relações comerciais mais próximas com as empresas investidas pela Portugal Ventures, permitindo um crescimento mais integrado e sustentado do sistema empreendedor em Portugal.

Para João Sousa, administrador dos CTT, “esta parceria com a Portugal Ventures vem reforçar de forma muito positiva aquilo que já é o posicionamento dos CTT na área da inovação e do empreendedorismo. A inovação está no nosso ADN e somos a mais antiga start-up Portuguesa pelo que esta nova aproximação ao ecossistema através do programa de interação com startups dos CTT, o CTT 1520 Startup Program, precisamente no ano em que celebramos 500 anos de correio, vem fortalecer o contributo dos CTT nesta área.”

Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures, realça que “com a Rede de Corporate Partners, a Portugal Ventures tem vindo a formalizar e a fazer evoluir boas relações informais cultivadas há já alguns anos com algumas das empresas de maior relevância no panorama nacional e internacional. É o caso dos CTT com quem hoje firmamos parceria. Apesar de ser um dos grupos empresariais mais antigo em Portugal, está consciente de que a inovação é a chave do sucesso. Estamos certos de que contribuirão para o crescimento e valorização das empresas do portefólio da Portugal Ventures, assim como as nossas empresas contribuirão para o percurso de inovação dos CTT.”

Os CTT assumem-se como empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança e crédito e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções de publicidade, de logística, de outsourcing de processos e de apoio à presença no mundo do comércio eletrónico, para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento.