Portal Aduaneiro dos CTT com nova funcionalidade de pré-pagamento

24 de Novembro, 2020

Os CTT – Correios de Portugal estão a implementar novas funcionalidades no Portal Aduaneiro, a plataforma online onde os clientes podem desalfandegar as suas encomendas com origem fora da União Europeia (extracomunitária).

Estas novas funcionalidades permitem que os clientes possam realizar o pré-pagamento do serviço no Portal Aduaneiro, garantindo que os objetos aos quais forem aplicadas imposições aduaneiras pela Autoridade Tributária possam ser entregues já com os encargos pagos, não exigindo a cobrança no ato da entrega.

Desta forma os clientes podem proceder ao pagamento de forma digital, quando lhes é conveniente e com várias opções de pagamento. Mantém-se também disponível a opção de pagamento atualmente utilizada, de cobrança no ato de entrega.

Assim, as novas funcionalidades do Portal Aduaneiro incluem a disponibilização de diferentes métodos de pré-pagamento, nomeadamente VISA, Multibanco e Payshop; a disponibilização de outros serviços CTT ao Cliente, como por exemplo a alteração de morada de entrega; a disponibilização da fatura/recibo no portal e declaração aduaneira, após a confirmação de pagamento.

Estas novas funcionalidades representam uma clara melhoria na conveniência do serviço prestado ao cliente. Atualmente, os clientes que recebam encomendas fora da EU e que têm de desalfandegar essas encomendas têm de aceder ao Portal Aduaneiro, preencher os dados e submeter documentos no portal, simular os encargos que terá de pagar (passo opcional) e aguardar para que a encomenda tenha autorização pela Autoridade Tributária. Após autorização de saída a encomenda é enviada ao cliente, sendo que todos os encargos associados são cobrados no ato de entrega. O cliente só tem noção clara de quanto terá de pagar no ato de entrega e com esta nova solução é possível ter uma maior previsibilidade dos custos.

Os fluxos online e, em particular, os fluxos extracomunitários continuam a aumentar e os CTT estão a contribuir para que o processo de desalfandegamento das encomendas seja tão célere e ágil para os clientes quanto possível.