CTT dedicam emissão filatélica a Inês de Castro

11 de Agosto, 2025

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançam a partir desta segunda-feira, dia 11 de agosto, uma emissão filatélica dedicada aos 700 anos do nascimento de Inês de Castro, filha ilegítima de D. Pedro de Castro, nobre galego, e de Dona Aldonça Lourenço de Valadares, uma nobre portuguesa.

Inês de Castro, a “Linda Inês” cantada por Luís de Camões, foi o grande amor da vida de D. Pedro I e é aqui evocada pelos 700 anos do seu nascimento. Comemoramos com esta emissão o mais famoso romance da nossa história, fonte inesgotável de inspiração para as mais variadas formas de expressão artística.

De acordo com um excerto da pagela desta emissão, Inês de Castro “foi criada no castelo de Albuquerque por Dona Teresa Sanches, esposa de Afonso Sanches, filho ilegítimo de D. Dinis. Por parte de seu pai, era bisneta ilegítima de D. Sancho de Castela, pai de D. Beatriz de Castela, mãe de D. Pedro, futuro rei de Portugal. Era, portanto, prima em terceiro grau deste. Segundo o Livro da Noa, códice medieval do mosteiro de Santa Cruz, foi degolada no dia 7 de janeiro de 1355”.

A coleção é composta por dois selos, com uma tiragem de 50 mil exemplares cada, e ainda por um bloco filatélico com um selo, que pode ser adquirido por 3,51 euros.

As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores e Chiado, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, Antero de Quental, em Ponta Delgada, e Fernão de Magalhães, em Coimbra.