CTT assinalam centenário da Ponte Ferroviária de Portimão com lançamento de Inteiro Postal

1 de Agosto, 2022

Os CTT – Correios de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, assinalaram o centenário da Ponte Ferroviária de Portimão com o lançamento de um Inteiro Postal, alusivo à efeméride.

Um verdadeiro ícone da cidade algarvia, a Ponte Ferroviária é também conhecida como Ponte Ferroviária do Arade, uma infraestrutura ferroviária da Linha do Algarve, sobre o Rio Arade, junto a Portimão, no Distrito de Faro, em Portugal.

Depois do Rio Arade ter sido franqueado por uma ponte rodoviária desde 1876, as relações cada vez mais importantes de comércio e da indústria entre as duas margens aconselhavam que se realizasse a ligação ferroviária, complementar à ponte que já existia. Esta travessia – uma obra de arte de belo recorte estético, feita em ferro e apoiada em pilares de pedra – acabaria por ser inaugurada em 1922.

Uma ponte une o que está separado, estabelece relações, facilita a comunicação, é fator de progresso e sinal de civilização.  A ponte ferroviária de Portimão foi, é e será tudo isso, sem qualquer tipo de favor.

O design deste Inteiro Postal esteve a cargo de Túlio Colho, do Atelier Colmeia Design. Com uma tiragem de 3 000 exemplares, tem uma taxa de N20g, correspondente ao valor facial de 0,57€.