CTT assinalam 900 anos do Foral do Porto com lançamento de Inteiro Postal da República

27 de Outubro, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançaram esta sexta-feira, dia 27 de outubro, um Inteiro Postal da República para comemorar os 900 anos do Foral do Porto, um marco na história da cidade Invicta. A peça filatélica tem uma tiragem de 3.000 exemplares, a uma taxa paga de N20g.

Em 1123, o bispo D. Hugo concedeu o primeiro foral ao Porto. Este foral, de carácter progressista e inovador, que organizava administrativamente a cidade, trouxe um enorme impulso ao povoamento e ao desenvolvimento do burgo. Era um documento que concedia importantes incentivos ao comércio e a quem ali se estabelecesse.

Compete aos CTT, no âmbito do Estatuto do Selo Postal da República, a obrigação de homenagear personalidades, comemorar factos ou divulgar motivos de elevado interesse nacional ou internacional. Assinalar os 900 anos da concessão do Foral do Porto é assim uma extensão natural desta nossa função de constituirmos memória histórica do País.

O lançamento do Inteiro Postal decorreu numa sessão evocativa no Município do Porto, no edifício dos Paços do Concelho, com a participação do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do CEO dos CTT, João Bento.

Compre já