CTT apresentaram 28 emissões de selos em 2020 e preparam plano filatélico de 2021

29 de Dezembro, 2020

Neste ano de 2020 que agora termina, os CTT comemoraram 500 anos da atividade de correio em Portugal, uma efeméride celebrada com diversas peças filatélicas dado tratar-se de um dos acontecimentos principais da atividade da empresa deste ano, sem deixarem de evocar outras efemérides historicamente importantes, tando nacionais como internacionais.

A emissão dedicada aos 500 anos do correio em Portugal pretendeu ser uma homenagem aos trabalhadores dos CTT que nunca deixaram de trabalhar durante a crise pandémica que todos atravessamos. No bloco filatélico desta emissão, pela 1º vez no mundo, realizou-se uma inserção em grafeno que contém um circuito de informação impresso com um poema do poeta português Miguel Torga, alusivo à esperança que devemos sempre manter num futuro melhor. Os 200 anos de nascimento de Florence Nightingale são igualmente pretexto para homenagear os profissionais de enfermagem de todo o mundo.

Com o intuito de aproximar a filatelia a um público mais jovem, foram celebrados vários “Super-Heróis” do universo DC Comics.

Também a música esteve presente nas emissões filatélicas de 2020, com a evocação dos 250 anos de Beethoven ou com a celebração do centenário da “diva do fado”, Amália Rodrigues.

Figuras muito importantes da nossa literatura foram evocadas na emissão sobre “Vultos da Cultura de Portugal”.

Como é habitual, foram celebrados alguns marcos históricos importantes como, os 800 Anos das Inquirições de D. Afonso II (o antepassado do censo da população), e ainda, os 500 Anos da Passagem do Estreito de Magalhães, os 300 Anos da fundação da Academia Real de História, os 175 Anos da Escola Naval, os 100 Anos da Base Aérea de Sintra e os 75 Anos da TAP. As duas últimas emissões representam aviões, uma temática sempre atraente para os colecionadores.

Na vertente da fauna, os CTT concluíram neste ano, a descrição das raças de animais autóctones de Portugal.   E a emissão dedicada  aos Museus Centenários de Portugal concluiu a sua ronda pelos mais antigos museus do país ainda abertos ao público.

Os acontecimentos internacionais relevados foram os 75 Anos das Nações Unidas e a Iniciativa UN2020, e ainda o Ano Internacional da fitossanidade - ONU.

As emissões de Temática Regional foram, nos Açores as Festas do Divino Espírito Santo; e na Madeira celebrou-se o mais antigo Atelier de fotografia da região.

As Emissões protocoladas em 2020 continuaram a ser a Emissão EUROPA a 9 maio; Tema de 2020 – Rotas do Correio Antigo; e a Emissão EUROMed a 10 de julho, Tema de 2020 – Gastronomia Tradicional do Mediterrâneo.  De notar que esta última – dedicada a antigas receitas algarvias com base em flor de laranjeira – foi impressa com o odor a “orange blossom” nos selos.

Os CTT continuaram a dar a conhecer os mais importantes Arcebispos de Braga e a emissão base passou a ser baseada na Numismática: Moedas cunhadas no território que hoje é Portugal, desde a Lusitânia Romana.

Para o próximo ano, os CTT irão novamente contar com um vasto leque de emissões, através desta arte nobre que é a Filatelia, levando o nome de Portugal e as suas efemérides, além-fronteiras.  “Presidência Portuguesa da EU”, “Presença portuguesa nos mares Austrais – 500 anos”, “Centenário da Liga dos Combatentes”, ou a “Supercomputação em Portugal”, são algumas das emissões que estão presentes no plano filatélico dos CTT para 2021.