CTT apresentam selos sobre o Centenário da Liga dos Combatentes

9 de Abril, 2021

Os CTT apresentam, esta sexta-feira, dia 9 de abril, uma emissão filatélica com dois selos sobre o centenário da Liga dos Combatentes, um deles com a Sala do Capítulo, no Mosteiro da Batalha, uma fotografia de Hugo Gonçalves, e o outro com o Desfile da Vitória em Paris, no Arco do Triunfo, em 1919, uma fotografia de Arnaldo Garcêz Rodrigues.

Esta emissão será oficialmente apresentada numa cerimónia formal em Lisboa, na sede da Liga dos Combatentes, esta 6ª feira, dia 9 de abril, pelas 16h00. Estarão presentes o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Tenente-General, Joaquim Chito Rodrigues e o Presidente Executivo dos CTT, João Bento.

A história da Liga dos Combatentes pode ser dividida em quatro momentos distintos, o seu nascimento, de 1921 a 1934 (14 anos), o seu condicionamento, de 1935 a 1974 (40 anos), a sua adaptação, de 1975 a 2002 (28 anos), e a sua renovação, de 2002 a 2020 (18 anos), perfazendo o total de 100 anos de existência, celebrados por esta emissão filatélica dos CTT.

De acordo com o Tenente-General e Presidente da Liga dos Combatentes, Joaquim Chito Rodrigues, “a fase de Nascimento estende-se desde a sua fundação (1921), passando pela sua criação (1923) e pela sua oficialização (1924) e a sua consolidação com agências e delegações espalhadas pelo país, com os seus órgãos eleitos democraticamente, até pouco depois da implantação do Estado Novo. […] A fase de condicionamento caracterizamo-la como um período de intervenção direta do Estado na vida da Liga dos Combatentes, o qual passa a nomear os seus órgãos diretivos, nomeadamente o seu presidente. […] A fase de adaptação surge com o 25 de abril e estende-se até ao final do século. […] A fase de renovação percorre praticamente o século XXI. É uma fase de crescimento.”

Esta emissão filatélica é composta por dois selos com o valor facial de 0,53€ e 0,91€ e com uma tiragem de 100 000 exemplares cada. O design dos selos esteve a cargo de Hélder Soares do Atelier Design&etc. As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal, Antero de Quental em Ponta Delgada e Loja CTT Batalha.

Em anexo poderá encontrar as imagens da emissão.