CTT apresentam selos sobre moedas cunhadas em Portugal entre os séculos XVI e XX

29 de Abril, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançaram, em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, o terceiro grupo da série filatélica Numismática Portuguesa, alusivo a cinco moedas cunhadas em Portugal entre os séculos XVI e XX: o escudo de São Tomé, a moeda de 4000 réis, a dobra de 24 escudos, a peça e a moeda de 1 escudo.

Conforme se lê na pagela desta emissão, estas moedas são um testemunho de vários episódios da história moderna e contemporânea e ilustram acontecimentos tão importantes como a construção do Império Português na Índia e no Brasil, a transição do Absolutismo para o Liberalismo e a implantação da República em Portugal em 1910.

Numa simbiose perfeita entre arte, técnica e indústria, estes selos mostram a evolução da numária portuguesa e o significado dos símbolos que ainda hoje povoam o imaginário nacional.

A emissão é composta por cinco selos - para correio nacional, correio azul, correio europeu e extraeuropeu - todos com o porte associado ao 1º escalão de peso.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

O design esteve a cargo de Hélder Soares do Atelier Unidesign.