CTT apresentam selos sobre as rotas do correio antigo

25 de Maio, 2020

Os CTT apresentam esta segunda-feira, dia 25 de maio, uma emissão filatélica sobre as rotas do correio antigo, no Continente, Açores e Madeira.

Entre os diversos selos e blocos apresenta-se a carta de nomeação de Susarte da Fonseca para o ofício de Juiz de Órfãos do Concelho de Armamar, passada por D. Duarte, Duque de Guimarães, a 29 de agosto de 1560, e as armas de D. Manuel I, Livro do Armeiro-mor, por João do Cró a mando de D. Manuel I, 1509.

Os selos dos Açores são de um Bilhete-postal ilustrado «Manuel de Arriaga», de 1913; um Bilhete-postal do serviço de propaganda, da série «Campanha de Educação Popular», de 1955; e marcas de dia da Estação de Correios de Elvas e da Estação de Correios de Cerdeira, de 1928.

Os selos que representam a Madeira nesta emissão são o Sobrescrito de 1.º dia da emissão «Emissão Alusiva à Madeira (Lubrapex)» e um transporte marítimo, em óleo sobre madeira de Maria Keil do Amaral, de 1942.

O fundo dos blocos faz parte da série «Percurso da carta», tinta da china sobre papel, de Luís Trindade, 1955.

Esta emissão filatélica é composta por três selos com uma tiragem de 100 000 exemplares cada e o valor facial de 0,86€ e três blocos com dois selos cada de 0,86€ e uma tiragem de 38 000 exemplares cada bloco O design dos selos esteve a cargo do Atelier Design & e etc os selos têm um formato de 40X30,6mm.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.