CTT apresentam selos autoadesivos dos Açores

21 de Maio, 2020

Os CTT apresentam esta quinta-feira uma emissão de selos autoadesivos das emissões temáticas dos Açores, lançadas entre 2014 e 2018: Instrumentos Musicais Nacionais (2014),  Artesanato dos Açores (2015), Turismo dos Açores (2016), Frutas de Portugal - 2.º grupo (2017) e Peter Café Sport-(2018).

Nesta emissão filatélica, o instrumento musical nacional representado é a Viola da Terra. Os primeiros povoadores do arquipélago dos Açores vieram do continente e trouxeram a viola, que ao longo dos anos passou por um processo de modificação, culminando com a alteração da sua denominação para Viola da Terra ou Viola dos Dois Corações. A Viola da Terra assumiu ao longo do tempo, grande importância social e cultural, estando presente na maioria das manifestações populares.

O selo do artesanato dos Açores representando nesta emissão é um painel em faiança da Ilha de São Miguel.  O barro extraído da ilha de Santa Maria, por vezes misturado com o Terceirense, permite aos oleiros produzirem puras e sublimes peças, utilitárias e decorativas, que enriquecem o património da cerâmica portuguesa. A produção de cerâmica contribuiu claramente para a afirmação da identidade artística açoriana.

O arquipélago dos Açores oferece condições únicas para o desenvolvimento do turismo sustentável de natureza, pois é graças ao seu maravilhoso património natural que é possível disfrutar de várias experiências únicas. Sendo este local um dos mais privilegiados do mundo, a observação de cetáceos, em selo nesta emissão, é uma das atividades de excelência que se pode realizar.

O quarto selo desta emissão, sobre as Frutas de Portugal, representa um fruto originário da América do Sul, que chegou possivelmente aos Açores na época dos Descobrimentos, trazido por uma nau carregada de outras espécies exóticas. É o Maracujá, um fruto com Denominação de Origem Protegida

(DOP) que existe em todas as ilhas do arquipélago, seja cultivado ou ocorrendo de forma espontânea, onde se desenvolve e frutifica não requerendo cuidados especiais. O maracujá dos Açores é mais um produto de marca portuguesa com garantia de qualidade.

Por fim, o último selo da emissão sobre o Peter Café Sport. Em 1943, José Azevedo (1925-2005), filho do dono do Café Sport, Henrique de Azevedo, foi batizado com a alcunha de Peter pelo comandante do HMS Lusitania II, da Royal Navy. Esta foi a forma do britânico lembrar o filho que estava longe. Em 1918, Henrique de Azevedo fundou o Café Sport no edifício onde ainda hoje funciona. Desde o início do século XX, que é para a morada deste café que se envia muita da correspondência destinada aos navegantes, conveniência a que se dá o nome de posta-restante.

Esta emissão filatélica é composta por cinco selos para envio na Europa até 20g, com uma tiragem de 66 000 cada. O design dos selos esteve a cargo de Hélder Soares do Atelier Design&etc.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.