CTT apresentam selos sobre as Joias do Mediterrâneo

9 de Julho, 2021

Os CTT apresentam, esta sexta-feira, dia 9 de julho, uma emissão filatélica, sobre os as joias do Mediterrâneo com dois selos.

A presente emissão recolhe o exemplo de uma peça importada e outro de uma peça de produção peninsular.

Os dois selos mostram uma Arrecada do Monte Molião, datada do século V a.C, com fotografia de José Pessoa, do Museu Municipal de Sines e uma Arrecada de Gaio, do século VI a.C., com uma fotografia de Luísa Oliveira, do Museu Nacional de Arqueologia.

De acordo com Virgílio Hipólito Correia, e conforme se apresenta mencionado na pagela desta emissão, “desde o início das idades dos metais, a ourivesaria foi campo privilegiado de experimentação e meio preferido de produção de objetos de prestígio: grandes joias de ouro maciço, que marcaram o final da Idade do Bronze”.

Esta emissão filatélica é composta por dois selos, com o valor facial de 0,54€ e 0,88€ com uma tiragem de 100 000 exemplares cada. O design dos selos esteve a cargo de Hélder Soares, do Atelier Design&etc. As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.