CTT anunciam vencedor do desafio tecnológico para apoiar o tratamento de correio

14 de Setembro, 2020

Os CTT – Correios de Portugal, no âmbito da sua política de inovação e ligação ao ecossistema empreendedor nacional, lançaram o D|Code Challenge, um desafio tecnológico para startups e empresas e programadores através da TAIKAI, plataforma de inovação aberta que apoia organizações na componente de inovação.

A Post it foi a equipa vencedora que desenvolveu uma solução que permite interpretar, em diferentes condições de iluminação e em menos de 3 segundos, toda a informação relativa ao identificador fluorescente de uma carta, apenas com o acesso a um smartphone, sem necessidade de uma ligação à internet ou processamento exterior. Além do prémio de 8.000€, o grupo de programadores irá ver a sua aplicação implementada na operação do serivço nacional de correios. A iniciativa contou com mais de 80 participantes.

Cientes da importância da transformação digital, os CTT lançaram este desafio para procurarem uma solução tecnológica que apoie o tratamento de correio. O desafio consistiu no desenvolvimento de uma aplicação móvel que lesse o código unívoco impresso nas cartas pelas máquinas de divisão, através da câmara do telemóvel ou de outro dispositivo móvel. A aplicação deve ser capaz de identificar e mostrar toda a informação disponível no código do objeto, permitindo desta forma o controlo da qualidade de serviço em toda a rede postal.

A solução vencedora combina algoritmos de tratamento de imagem, processamento do código de barras, correção de erros e descodificação dos dados gravados no código. Por utilizar linguagens open-source transversais, é compatível com sistemas Android ou iOS, sendo agnóstica ao tipo de smartphone utilizado.

Os CTT apoiam os processos de inovação das empresas e o crescimento dos participantes, ao mesmo tempo que dão mais um passo na transformação digital das suas operações, reforçando a proximidade com o ecossistema nacional de startups e estando na linha da frente na adoção de tecnologia inovadora.

Os CTT têm uma relação próxima com o ecossistema das startups, através do programa de interação CTT 1520 Startup Program, que, desde a sua criação, já mapeou mais de 1700 startups, com 30 projetos atualmente em curso com startups: 14 em parcerias comercias, 15 em projetos de co-criação e um que culminou na aquisição da startup Recibos Online. Nos projetos de co-criação destacam-se a Shopkit, com quem os CTT lançaram recentemente o serviço Criar Lojas Online, a Urban Dynamic Delivery que é o parceiro tecnológico da oferta de same-day Expresso Para Hoje, a Robosavvy na robotização das Operações com pequenos Veículos Autónomos de apoio às máquinas de tratamento e a Mater Dynamics, que permitiu aos CTT lançarem a primeira emissão filatélica baseada num selo com tecnologia NFC e LED.

O programa de interação com startups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem nos setores onde os CTT atuam, potenciando áreas de colaboração conjunta e disponibilizando possíveis benefícios para as startups. Para os CTT, a iniciativa amplia o conhecimento do ecossistema nacional de startups, promovendo uma comunicação bilateral entre estas empresas e os CTT.