CTT Anunciam os Projetos de Compensação Carbónica Correio Verde vencedores escolhidos pelos Portugueses

11 de Novembro, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal revelam que já são conhecidos os dois projetos vencedores que os CTT vão financiar para compensar as emissões diretas do Correio Verde: o projeto nacional “Conservação dos organismos fluviais” e o projeto internacional, do Brasil: “Reflorestação na Amazónia”.

Ambos apresentam benefícios ambientais e sociais e foram escolhidos pelo público, através de uma votação online, que decorreu entre 25 de outubro e 08 de novembro.

Todos os anos, os CTT compensam as emissões carbónicas resultantes das suas atividades de Correio Verde e da oferta Expresso em território nacional, apoiando dois projetos, um em Portugal e outro no estrangeiro, que produzem um balanço neutro em termos de emissões.

Este ano foi a vez de selecionarmos os projetos para compensar as emissões carbónicas resultantes do Correio Verde, uma oferta 100% ecológica que aposta na conveniência aliada à proteção ambiental, garantindo a neutralidade carbónica dos seus produtos, através da compensação das emissões diretas que não foram possíveis evitar, sem custos adicionais para os clientes. Todas as embalagens são produzidas privilegiando opções de maior sustentabilidade, sobretudo ao nível da seleção dos materiais a utilizar. Em média, por cada objeto de correio verde entregue pelos CTT são emitidas 49 gramas de CO2 decorrentes da atividade direta da Empresa.

O projeto nacional Conservação dos organismos fluviais tem por objetivo preservar algumas das espécies de peixes de água doce mais ameaçadas no nosso país, promovendo ações de reprodução destas espécies e medidas de conservação do seu habitat para depois as devolver ao meio natural. Em cursos de água já fortemente pressionados pelas atividades humanas têm ocorrido fenómenos extremos associados às alterações climáticas, tais como: mais secas e estios prolongados e secos, levando vários organismos fluviais a uma situação de quase pré-extinção.

Já o projeto internacional do Brasil, “Reflorestação na Amazónia”, tem como objetivo promover a gestão florestal sustentável e assenta na proteção florestal e na prevenção da desflorestação não planeada e ilegal da floresta nativa amazónica. Localiza-se numa das regiões com maior índice de desflorestação do Bioma Amazónico no Brasil, que inclui 93 espécies de plantas e 316 espécies de animais protegidos. Promove a proteção da floresta e o desenvolvimento socioambiental local.

A estratégia de sustentabilidade dos CTT está alinhada com a ambição de limitar o aquecimento global a 1,5ºC até 2030 e também com os interesses e as prioridades das nossas partes interessadas em matérias responsabilidade social e ambiental, como a preservação ambiental, a proteção da biodiversidade e da floresta nacional e o apoio ao desenvolvimento de populações carenciadas, no sentido de melhorar ainda mais o nosso desempenho.