Com mais de 100.000 árvores plantadas, campanha "Uma Árvore Pela Floresta" junta CTT e Quercus pelo oitavo ano consecutivo

28 de Julho, 2021

A campanha de reflorestação “Uma Árvore pela Floresta” está de volta, pelo oitavo ano consecutivo. Os CTT e a Quercus voltam a ser parceiros nesta iniciativa que tem como objetivo permitir que toda a população possa participar ativamente na plantação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso país, em particular nas áreas mais afetadas pelos incêndios.

Na edição de 2021-2022 está à venda um novo kit, a Prunus avium ou Cerejeira-brava, que pode ser adquirido por 3,50€, durante todo o ano nas Lojas CTT do país e na Loja Online, em www.ctt.pt, com portes grátis para todo o território nacional.

O novo kit “Uma Árvore pela Floresta” apresenta um código QR Code, com uma mensagem sonora com notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt. O registo permite que os participantes recebam informação sobre as plantações, as espécies autóctones utilizadas, a zona do país onde a árvore vai ser plantada e ainda um convite para integrarem as plantações.

Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como por exemplo o freixo, o sobreiro, a azinheira, o medronheiro, o pinheiro-bravo, a cerejeira-brava ou o castanheiro, de entre as espécies a plantar até à primavera do próximo ano. As plantações serão abertas à participação ativa de todos os voluntários/as que se registarem no site da campanha ou através do email voluntários@quercus.pt.

A 8ª edição da campanha conta pela primeira vez com duas embaixadoras, a apresentadora de televisão Joana Teles e a atriz e ativista Sandra Cóias, que serão assim a cara da campanha “Uma Árvore pela Floresta”.

Em 2020 atingiu-se o número das 100 mil árvores plantadas em todo o país e pese embora a situação da pandemia Covid-19 não tenha permitido a participação habitual dos voluntários, as plantações foram realizadas pela Quercus, em estreita colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Para João Bento, CEO dos CTT, “é com orgulho que os CTT voltam a ser parceiros da Quercus nesta iniciativa que tanto reforça o nosso compromisso e liderança no âmbito da gestão carbónica, fazendo uso da forte capilaridade da rede dos CTT e da proximidade às populações para contribuir para um futuro melhor. Os resultados já alcançados são muito satisfatórios e representam um impacto positivo para a preservação da floresta nacional. É também com orgulho que constatamos a adesão dos portugueses a esta iniciativa e, uma vez mais, apelamos à participação de todos”.

Através desta parceria com a Quercus, os CTT reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressa através de um portefólio ecológico ou carbonicamente neutro – Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas) - da aposta na eficiência energética e carbónica, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do país.

Para Paula Nunes da Silva, Presidente da QUERCUS, “esta campanha tem uma enorme importância, na medida em que ocorre num momento crítico para o Planeta. Temos de lidar simultaneamente com os efeitos devastadores de uma pandemia global e sabemos também que se nos próximos dez anos não reduzirmos significativamente as emissões de gases com efeito de estufa, as alterações climáticas terão efeitos negativos muito mais graves do que os da pandemia. Este não é mais um projeto teórico, mas sim um projeto de terreno que contribuiu já com a plantação de mais de 100.000 árvores autóctones no nosso país e envolveu milhares de cidadãos voluntários que, com o seu ativismo e abnegação, protegem a floresta, a biodiversidade e os nossos ecossistemas ”.