200 anos dos postos de correio em Portugal assinalados em emissão filatélica dos CTT

28 de Abril, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançam esta sexta-feira, dia 28 de abril, uma emissão filatélica para assinalar os 200 anos dos Postos de Correio em Portugal, conhecidos aquando da sua criação como «Correios Assistentes», por terem sido implementados um pouco à revelia do poder central do correio-mor.

Atualmente, os CTT gerem cerca de 1 800 Postos de Correio, dos quais cerca de metade são coordenados pelas Freguesias Portuguesas. Mas “o embrião dos atuais Postos de Correio deve ver-se nestes «Correios Assistentes» que, com o decorrer dos anos viram as suas estruturas incluídas a pouco e pouco na rede postal nacional de gestão centralizada, embora o certo é que essa rede – por extensa que fosse – não podia ainda chegar a todo o lado. Toda esta regulamentação da prestação do serviço postal por «terceiros» deu-se ao longo do século XIX, motivo pelo qual convencionamos estarmos atualmente perante dois séculos da criação dos Postos de Correio”, pode ler-se na pagela desta emissão.

A coleção é composta por quatro selos, com um valor facial entre os 0,61€ e 1,15€ e com uma tiragem de 75 mil exemplares cada. O design dos selos esteve a cargo de Hélder Soares, da Unidesign.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal, e Antero de Quental, em Ponta Delgada.