'Portugal em Selos 2021' é o 200.º Livro a ser editado pelos CTT

22 de Novembro, 2021

O Portugal em selos 2021, com texto de Jorge Martins, é o livro 200 editado pelos CTT. Com uma tiragem limitada a 6 mil exemplares numerados, esta edição contém a prova de cor da impressão do bloco da emissão «Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia», 81 selos, 16 blocos e 1 folha especial, no valor de 101,47 euros.

Para celebrar o “Livro 200” os CTT vão emitir no início de 2022 um Catálogo com imagens das capas dos livros que fizeram, e textos de autores e designers que connosco colaboraram. Dentro deste Portugal em Selos 2021 está um “Vale de Desconto” de 5 euros para usar na compra do “Catálogo das 200 Edições” que será posto à venda por 15 euros.

De acordo com Raul Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT, “desde 1983 que os CTT editam livros com selos dentro sobre as mais diversas temáticas, tendo iniciado esta aventura editorial inovadora com o livro “Portugal em Selos 1983”, o primeiro no mundo a conter a coleção anual de selos de um país. Esta foi, e continua a ser, uma forma inovadora e prática de apresentar o plano filatélico do nosso país através de um texto linear que não só condensa a informação subjacente a cada emissão de selos como vai mais longe, dando alma própria a cada um destes livros anuais.”

Do poema de abertura da Mensagem de Fernando Pessoa, a geografia de Portugal surge reconfigurada como «rosto» da Europa aberto ao mar, imagem já proposta por Luís de Camões em Os Lusíadas (III, 20) e depois graficamente visualizada por Almada Negreiros.

 Em 2021, a mesma alegoria volta a fazer sentido aquando da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia que, num quadro cultural de tradição e modernidade, também foi comemorada por uma especial emissão filatélica.

A partir da imagem do «rosto» da Europa, o autor Jorge M. Martins procedeu a uma releitura das emissões filatélicas de 2021 reunidas no Portugal em Selos e repartiu-as por quatro capítulos – «Olhar o Futuro», «Olhar o Passado, «Voz da Terra», «Visão Global» – e, para iluminar cada uma delas, importou mais versos da Mensagem de Fernando Pessoa.

 Num desafio permanente à curiosidade do leitor pela cultura portuguesa, os selos de cada ano, miniaturais e silenciosos guardadores de memórias, ganham espaço e luz, voz e vida, convertendo cada Portugal em Selos em insólitos guias de viagem à descoberta de Portugal.

Editado pelos Correios de Portugal desde 1983 sem interrupção, o livro Portugal em Selos reúne as emissões de selos de cada ano, sempre apoiadas em textos bilingues para melhor correrem mundo. Este livro já se tornou num dos emblemas da filatelia, reforçando a marca de Portugal no mundo através dos CTT e dos seus selos.