Portugal em Selos 2021

«A Europa jaz, posta nos cotovelos
[…] O rosto com que fita é Portugal»

 

Do poema de abertura da Mensagem de Fernando Pessoa, a geografia de Portugal surge reconfigurada como «rosto» da Europa aberto ao mar, imagem já proposta por Luís de Camões em Os Lusíadas (III, 20) e depois graficamente visualizada por Almada Negreiros.

Em 2021, a mesma alegoria volta a fazer sentido aquando da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia que, num quadro cultural de tradição e modernidade, também foi comemorada por uma especial emissão filatélica.

A partir da imagem do «rosto» da Europa, o autor Jorge M. Martins procedeu a uma releitura das emissões filatélicas de 2021 reunidas no Portugal em Selos e repartiu-as por quatro capítulos – «Olhar o Futuro», «Olhar o Passado, «Voz da Terra», «Visão Global» – e, para iluminar cada uma delas, importou mais versos da Mensagem de Fernando Pessoa.

Num desafio permanente à curiosidade do leitor pela cultura portuguesa, os selos de cada ano, miniaturais e silenciosos guardadores de memórias, ganham espaço e luz, voz e vida, convertendo cada Portugal em Selos em insólitos guias de viagem à descoberta de Portugal.

Com uma tiragem limitada a 6 mil exemplares numerados, esta edição contém a prova de cor da impressão do bloco da emissão «Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia», 81 selos, 16 blocos e 1 folha especial.

Ficha Técnica - Portugal em Selos 2021

Título: Portugal em Selos 2021/Portugal in Stamps 2021

Autor: Jorge M. Martins

Tradução: José Manuel Godinho

Edição: Clube do Colecionador dos Correios

Design: Atelier Design&etc/ Hélder Soares

Impressão: Norprint

Formato: 24,5 x 24,5 cm

Nº de páginas: 85

Tiragem: 6000 exemplares

ISBN: 978-989-8988-14-0

Precisa de mais informações ou ajuda?

Consulte a ajuda ou contacte-nos.