Condições Operacionais Correio Editorial Internacional

Para enviar com o serviço de Correio Editorial Internacional, tem de ter os seguintes cuidados:

O seu correio deve ter sempre a indicação “Taxa Paga”, que pode ser impressa ou carimbada. 

Caso não sejam cumpridas as condições operacionais, as publicações serão enviadas como Correio Normal.

Regras de pré-tratamento

As publicações têm de ser entregues numa Loja CTT ou Balcão de Correio Empresarial devidamente acondicionadas de forma a proteger o seu conteúdo em cintas, maços, envelopes de papel ou invólucros de plástico, devendo considerar ainda as seguintes condições:

- Acondicionadas

Em maços, salvo se forem dirigidas a um único destinatário ou Publicações Periódicas beneficiárias do Incentivo à Leitura (Credenciados).

Poderão ser usadas cassetes desde que completas para o mesmo destino.

Numa mesma expedição:

  • maços ou cassetes até 5 objetos para diversos países, devem ser rotulados com “Diversos”. O endereço no início e no fim dos maços deve estar virado para dentro.
  • maços ou cassetes Diretas a partir de 5 objetos para o mesmo país, devem indicar nos rótulos essa informação. O endereço de destino deverá estar visível no início e fim dos maços.

- Faceadas

Admitindo-se excecionalmente, no caso das publicações mais volumosas, que 50% se apresentem voltadas para um lado e as outras 50% para outro lado (não alternadamente).

- Separadas e identificadas por escalão de peso, formato, países de destino e zonas de taxação.

- Acompanhadas

Acompanhadas de CN22 e de código de barras com prefixo «U», sempre que contenham amostras ou brindes e se destinarem a qualquer país extracomunitário.

Nota: pode requisitar rolos de etiquetas de códigos de barras «U» nas Lojas CTT ou diretamente com o seu gestor de conta.

Se as publicações forem entregues em contentores ou paletes, os rótulos dos contentores ou das paletes devem conter as seguintes informações:

  • quem preparou
  • cliente
  • título da publicação
  • código do produto de correio (por exemplo, C05 – Jornal/Publicação periódica)
  • região de encaminhamento
  • zona de taxação

    Se entregar num Balcão de Correio Empresarial, deve ter em conta as horas limite de aceitação para jornais e publicações periódicas.

    Normas de representação gráfica

    Uniformizam o seu correio e garantem que todas as informações importantes são apresentadas de forma clara. Além disso, os elementos que identificam a nossa marca inspiram confiança a quem recebe correio.

     Por isso, o seu correio tem de indicar sempre:

    • o seu número de contrato (se tem contrato a crédito ou a pronto) ou número de cliente (se tem contrato pré-ativo) 
    • que tipo de produto é (Correio Editorial, Livros ou Publicações Periódicas)
    • como vai ser enviado (por avião ou por superfície)
    • com que rapidez vai ser enviado (prioritário ou económico)

     

    Saiba mais sobre as normas de representação gráfica

    Manual de Endereçamento

    As regras de endereçamento são fundamentais para garantir a eficácia das entregas.

     

    Saiba mais sobre o Manual de Endereçamento

    Guia Multiprodutos

    Contém dados sobre o seu contrato e sobre o que está a enviar.

     Pode preencher a Guia Multiprodutos:

     

    Saiba mais sobre o preenchimento da Guia Multiprodutos

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