Para enviar com o serviço de Correio Editorial Internacional, tem de ter os seguintes cuidados:
- cumprir as regras de pré-tratamento
- respeitar as normas de representação gráfica e o Manual de Endereçamento
- preencher uma Guia Multiprodutos por cada envio
O seu correio deve ter sempre a indicação “Taxa Paga”, que pode ser impressa ou carimbada.
Caso não sejam cumpridas as condições operacionais, as publicações serão enviadas como Correio Normal.
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Regras de pré-tratamento
As publicações têm de ser entregues numa Loja CTT ou Balcão de Correio Empresarial devidamente acondicionadas de forma a proteger o seu conteúdo em cintas, maços, envelopes de papel ou invólucros de plástico, devendo considerar ainda as seguintes condições:
- Acondicionadas
Em maços, salvo se forem dirigidas a um único destinatário ou Publicações Periódicas beneficiárias do Incentivo à Leitura (Credenciados).
Poderão ser usadas cassetes desde que completas para o mesmo destino.
Numa mesma expedição:
- maços ou cassetes até 5 objetos para diversos países, devem ser rotulados com “Diversos”. O endereço no início e no fim dos maços deve estar virado para dentro.
- maços ou cassetes Diretas a partir de 5 objetos para o mesmo país, devem indicar nos rótulos essa informação. O endereço de destino deverá estar visível no início e fim dos maços.
- Faceadas
Admitindo-se excecionalmente, no caso das publicações mais volumosas, que 50% se apresentem voltadas para um lado e as outras 50% para outro lado (não alternadamente).
- Separadas e identificadas por escalão de peso, formato, países de destino e zonas de taxação.
- Acompanhadas
Acompanhadas de CN22 e de código de barras com prefixo «U», sempre que contenham amostras ou brindes e se destinarem a qualquer país extracomunitário.
Nota: pode requisitar rolos de etiquetas de códigos de barras «U» nas Lojas CTT ou diretamente com o seu gestor de conta.
Se as publicações forem entregues em contentores ou paletes, os rótulos dos contentores ou das paletes devem conter as seguintes informações:
- quem preparou
- cliente
- título da publicação
- código do produto de correio (por exemplo, C05 – Jornal/Publicação periódica)
- região de encaminhamento
- zona de taxação
Se entregar num Balcão de Correio Empresarial, deve ter em conta as horas limite de aceitação para jornais e publicações periódicas.
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Normas de representação gráfica
Uniformizam o seu correio e garantem que todas as informações importantes são apresentadas de forma clara. Além disso, os elementos que identificam a nossa marca inspiram confiança a quem recebe correio.
Por isso, o seu correio tem de indicar sempre:
- o seu número de contrato (se tem contrato a crédito ou a pronto) ou número de cliente (se tem contrato pré-ativo)
- que tipo de produto é (Correio Editorial, Livros ou Publicações Periódicas)
- como vai ser enviado (por avião ou por superfície)
- com que rapidez vai ser enviado (prioritário ou económico)
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Manual de Endereçamento
As regras de endereçamento são fundamentais para garantir a eficácia das entregas.
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Guia Multiprodutos
Contém dados sobre o seu contrato e sobre o que está a enviar.
Pode preencher a Guia Multiprodutos: