A história de Nair Tete, a alma da Terra Rústica, é inspiradora e merece ser contada.
O pai de Nair, natural de Vilarandelo (vila do Município de Valpaços, localizada no coração de Trás-os-Montes), foi para África com 12 anos. Nair nasceu e cresceu na Suazilândia (atualmente designada Essuatíni) em plena África Austral.
Foi avaliadora de diamantes na Bélgica, antes de se tornar piloto de linha aérea, tendo voado no "mato" em África, nos EUA, nas Ilhas Britânicas, nas Caraíbas e finalmente em Portugal.
“A minha paixão por sabão já vem de longa data... eu sempre só usei sabão e até colecionava sabão de todo o lado por onde passava...” diz-nos Nair com o seu sotaque britânico.
Nas Ilhas Scilly (ou Ilhas Sorlingas), na península da Cornualha, em Inglaterra, aprendeu a fazer sabão com uma amiga, que também vende sabão natural.
Com a pandemia resultou o lay-off dos pilotos e mais uma mudança na vida de Nair. “Arrisquei e deixei a aviação para me dedicar à produção de produtos naturais na terra natal do meu pai em Vilarandelo... posso dizer aqui que muita gente pensava que eu era maluca!”.
Para a decisão deste regresso às origens contribuiu também a trágica morte do seu pai em Angola, há 3 anos atrás. “Foi um regresso também em honra dele”.
Na sua quinta em Vilarandelo, Trás-os-Montes, Nair também se dedica à produção de azeite, todo utlizado para a produção do sabão.
O sonho de Nair concretizou-se e hoje é um caso de sucesso. “Adoro o que faço... e sim de vez em quando tenho saudades de aviões... mas a paixão por sabão é maior!”.
Neste percurso os CTT têm sido um parceiro chave. “A plataforma é muito intuitiva e muito simples de utilizar, em especial a produção de documentos de transporte associada a cada encomenda.”