Trenós, estrelas ou flocos de neve: dê um brilho sustentável à sua árvore de Natal com produtos feitos a partir de máscaras descartáveis

16 de Dezembro, 2021

Trenós, estrelas, árvores em miniatura e flocos de neve. Estes são os enfeites que vão dar um brilho sustentável à sua árvore de Natal este ano. Estes novos produtos foram desenvolvidos a partir de máscaras usadas, um acessório que se tornou parte do nosso dia a dia, e que agora ganha uma nova vida, uma nova cor e um novo significado.

Do ponto de vista da reciclagem, o impacto é muito positivo. Este é um projeto que promove uma economia mais circular, assente na reutilização de materiais usados e apadrinhado pelo Ministério do Ambiente e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Mas este projeto, além da sua vertente sustentável, tem também um carácter solidário. As caixas, em cartão reciclado, são produzidas pelo Centro Juvenil de São José de Guimarães, uma IPSS dedicada ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens em risco de exclusão social.

Os packs de 4 brindes estão disponíveis em 50 Lojas CTT espalhadas pelo país e também na loja online. Por cada pack vendido, 2 euros revertem para a Cáritas Diocesana de Viseu.

Assim, ao participar nesta iniciativa está a contribuir para a promoção de um consumo mais responsável e para o desenvolvimento desta população de jovens e crianças.

Este projeto surge no âmbito da parceria estabelecida entre os CTT e a To Be Green, uma spin-off da Universidade do Minho, para promover a reciclagem e valorização de máscaras descartáveis usadas, estendendo a vida útil destes produtos ao dar-lhes uma nova vida. Visa a redução do impacte ambiental associado à utilização das máscaras de proteção contra a pandemia Covid-19, habitualmente depositadas nos caixotes de lixo comum (resíduos indiferenciados), através do seu processamento e da criação de novos produtos, em detrimento do envio das mesmas para aterro sanitário.

As máscaras usadas são, desta feita, recicladas e convertidas em placas poliméricas de polipropileno, resistentes e que permitem a utilização deste material para diversos fins. Todo o processo de recolha, transporte e processamento destes resíduos é feito de acordo com as mais rigorosas condições de segurança, para garantir a não contaminação pelo vírus.

Participe e dê um brilho mais sustentável à sua casa este Natal!