Rendimentos Operacionais dos CTT crescem 1,7% no primeiro trimestre de 2020

6 de Maio, 2020

Os rendimentos operacionais dos CTT cresceram 1,7% no primeiro trimestre de 2020, para 179,9 milhões de euros, apesar do impacto da pandemia de COVID-19, que se fez sentir na segunda metade do mês de março. O crescimento foi impulsionado pelo Banco CTT, pelos Serviços Financeiros & Retalho e ainda pelo Expresso & Encomendas, que compensaram o decréscimo verificado no Correio & Outros.

Nos dois primeiros meses de 2020 os rendimentos operacionais encontravam-se a crescer 7,4%, incluindo o efeito inorgânico da 321 Crédito, o que evidencia o robusto desempenho que os CTT estavam a registar nas várias unidades de negócio até à aceleração dos efeitos da pandemia.

O EBITDA  situou-se em 20,2 milhões de euros, menos 3,7% que no período homólogo, fortemente impactado pelo efeito do COVID-19 em março, que inverteu o comportamento deste resultado, que se encontrava a crescer a ritmo muito elevado (mais 49,7%) nos primeiros dois meses de 2020.

Já o EBIT cresceu para 9,3 milhões de euros,  mais 6,7% do que no primeiro trimestre de 2020. Esta evolução deveu-se ao crescimento do Banco CTT e dos Serviços Financeiros & Retalho.

O Resultado Líquido  do primeiro trimestre de 2020 foi de 3,7 milhões de euros, em linha com o obtido no período homólogo (-0,4%).

Para João Bento, CEO dos CTT, “os resultados agora apresentados refletem que a estratégia definida para os CTT é acertada, e a trajetória de crescimento no período pré-pandemia confirma-o. Esse bom arranque do ano permitiu, para já, amortecer o significativo impacto de crise económica resultante da pandemia, e que se materializou já numa significativa queda de receita na segunda metade do mês de março. De destacar a boa performance do Banco CTT e o crescimento do segmento de Expresso & Encomendas, refletindo o impacto positivo dos investimentos realizados e das novas apostas da Empresa e que permitem manter confiança na resposta que se impõe no período de retoma da normalidade já iniciado.”

“No contexto desafiante em que vivemos os CTT vão continuar a prestar um serviço de qualidade aos clientes, apoiando o funcionamento da economia e permitindo que os cidadãos fiquem em casa, operando com segurança e seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Não podia também deixar de destacar o empenho e profissionalismo dos colaboradores dos CTT, em especial os carteiros e atendedores, que todos os dias estiveram na linha da frente e nunca deixaram de cumprir o seu dever”, acrescenta ainda o CEO dos CTT.

A pandemia de Covid-19 afetou consumidores e empresas e, apesar da Empresa ter mantido a sua atividade e de se ter associado desde o início ao movimento ‘’fique em casa” nas diversas geografias onde atua, concretizando várias iniciativas que tiveram o objetivo de facilitar o acesso de todos os portugueses e espanhóis aos serviços prestados, os negócios foram em geral negativamente influenciados.

A área de negócio de Correio foi muito afetada na segunda metade do mês de março, registando uma queda de 8,3% no primeiro trimestre de 2020, para 109,5 milhões de euros.

A área de negócio de Expresso & Encomendas também se ressentiu, sobretudo em Espanha, tendo sido lançadas várias iniciativas em Portugal no sentido de ajudar as empresas a comercializar os seus produtos. Estas iniciativas, e o forte empenho em capturar tráfego associado ao e-commerce, foram muito bem-sucedidas.

Os rendimentos operacionais de Expresso e Encomendas atingiram 37,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, mais 1,6% do que no período homólogo de 2019. Os rendimentos em Portugal situaram-se em 24,4 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, mais 6,5% do que no período homólogo de 2019. Já os rendimentos em Espanha situaram-se em 12,1 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, uma queda de 9,0% quando comparado com o período homólogo de 2019.

O final do primeiro trimestre foi marcado pelo efeito da pandemia de Covid-19, com impacto na atividade atendendo às medidas de restrição impostas à maior parte dos sectores da economia – encerramento de comércio e serviços, indústria e retração do consumo em alguns sectores devido ao confinamento. O início do segundo trimestre trouxe uma recuperação forte dos níveis de atividade, ainda que com um perfil distinto, assistindo-se a um aumento significativo do tráfego de e-commerce.

Apesar da boa performance nos dois primeiros meses do ano, a área de negócio de Serviços Financeiros & Retalho sofreu o maior impacto com a pandemia COVID-19, observando uma redução significativa nas subscrições dos Títulos da Dívida Pública, fruto da dependência do canal de retalho que sofreu uma diminuição na procura em resultado das restrições aos movimentos de pessoas e aos horários de funcionamento das lojas CTT na sequência do decreto do estado de emergência, verificando-se, também aqui, um progresso assinalável já no final de abril.

Na área de negócio do Banco CTT os impactos, no mês de março, foram menos expressivos e permitiram, aliás, que o banco apresentasse, pela primeira vez na sua história, um resultado positivo no trimestre.

Os rendimentos do Banco CTT mais do que duplicaram, atingindo 19,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, um crescimento de 116,4% face a igual período do ano anterior. Excluindo o efeito inorgânico da 321 Crédito os rendimentos ascenderiam a 11,5 milhões de euros, ainda assim mais 27,8% do que no período homólogo. O crescimento dos rendimentos homólogos contou com a performance positiva da margem financeira nos primeiros três meses do ano de 2020, mais 1,6 milhões de euros (mais 63,5%), face ao mesmo período de 2019.

Dada a incerteza económica e a ainda pouco clara noção sobre a gravidade da crise da Covid-19, e apesar da sólida posição do Balanço dos CTT, o Conselho de Administração considerou relevante, tanto para a Empresa como para os seus stakeholders, reverter a sua intenção de propor à Assembleia Geral de Acionistas um dividendo de 0,11 euros por ação, anteriormente divulgada ao mercado. O Conselho de Administração propôs, e obteve para o efeito a aprovação da Assembleia Geral Anual, a integração do Resultado Líquido de 2019 em Resultados Transitados e, adicionalmente, que não seja alocada parte dos lucros do exercício aos trabalhadores e administradores executivos dos CTT a título de gratificação de balanço.

Em abril de 2020, houve sinais positivos de estabilização em algumas áreas, apesar de o correio e os serviços financeiros continuarem sob grande pressão. O Conselho de Administração decidiu suspender o objetivo de rendimentos e ganhos anunciado para o exercício de 2020, dado que está ainda por determinar a extensão total dos impactos da Covid-19.