Projetos sobre igualdade de género premiados pelos CTT

4 de Junho, 2019

Os CTT, em colaboração com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e a Associação de Empresários pela Inclusão Social (EPIS), que se foca na capacitação de jovens em risco de insucesso escolar, participam no projeto piloto “De Igual para Igual nas Profissões”, divulgando aos jovens da Escola EB 2,3 Miguel Torga, na Amadora, as boas práticas sobre igualdade de género no âmbito das funções operacionais da empresa CTT.

Este projeto consistiu na dinamização de algumas sessões de sensibilização em matéria de Igualdade de Género no mercado de trabalho, dirigida a alunos e alunas da escola pública onde a EPIS intervém.

Após a sessão de sensibilização, os alunos e alunas em grupo e em colaboração com os professores desenvolveram três modelos de trabalho criativos relacionados com a matéria. Os melhores foram premiados de acordo com o tipo de trabalho: Desenho de um logótipo (recebeu o logo personalizado numa folha de O Meu Selo) e Cartoon (recebeu o cartoon personalizado através do “Meu Postal”), oferecidos pelos CTT; e Histórias de igualdade (e-book), oferecido pela CITE.

A exposição de todos os trabalhos e a atribuição dos prémios e certificados de participação, realizou-se  esta terça-feira, dia 4 de junho, num encontro na Escola EB 2,3 Miguel Torga, na Amadora, concelho de Lisboa.

Os CTT foram convidados a fazer parte deste projeto por terem boas práticas na matéria de eliminação de estereótipos de género. Os CTT aderiram em 2013 ao Acordo de Adesão ao Fórum Empresas para a Igualdade (IGEN), sendo assim um dos membros fundadores; foram galardoados com os prémios Human Resources Portugal 2017 na categoria “Igualdade do Género”, pela 3ª vez consecutiva, por promoverem e defenderem a igualdade de género; dão formação interna para os seus colaboradores, em e.learning sobre “ Direito à Igualdade de Oportunidades e Não Discriminação”.

Nos CTT a representatividade feminina na gestão de topo situa-se nos 31%, nas chefias de 1ª linha em 23,3% e 48,5% nas de 2ª linha. Quanto ao tema da representação das mulheres em posições de liderança, Portugal está em 37º lugar no ranking mundial de igualdade de género. No entanto, em Portugal, apenas 12% de mulheres estão em cargos de Administração em grandes empresas portuguesas. Nos CTT atualmente 33% dos colaboradores são mulheres.