Pirilampo Mágico disponível nas Lojas CTT

22 de Maio, 2019

Os CTT – Correios de Portugal voltam a associar-se em 2019 à comercialização do Pirilampo Mágico, disponível em 279 Lojas CTT até 9 de junho.

A iniciativa Pirilampo Mágico é desenvolvida pela FENACERCI, com colaboração com a RTP, e envolve cerca de 100 organizações sem fins lucrativos que prestam atendimento a pessoas com deficiência intelectual e multideficiência em vários domínios. Os CTT associam-se pelo 13º ano consecutivo a esta iniciativa 26 mil Pirilampos Mágicos disponíveis.

Este ano, os CTT vão também vender em exclusivo o livro “Voar com o Pirilampo Mágico”, incluído no Plano Nacional de Leitura, e desenvolver atividades de leitura nas Lojas CTT com a presença do autor do livro, o Professor Rogério Cação (e ilustrações de Raquel Pinheiro) e da mascote da FENACERCI.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da política de solidariedade social dos CTT. Desde 2006, primeiro ano em que os CTT participaram na campanha, já foram vendidos cerca de 450 mil Pirilampos Mágicos nas Lojas CTT. A comercialização do Pirilampo Mágico, em termos de negócio, não aporta nenhuma receita dado que não existe nenhuma comissão par os CTT associada à sua venda nas Lojas CTT.

Para Miguel Salema Garção, Diretor de Marca, Comunicação e Sustentabilidade dos CTT, “é com grande orgulho que voltamos este ano a associar-nos à causa do Pirilampo Mágico, aproveitando a capilaridade e proximidade aos portugueses da nossa rede de retalho para a comercialização dos Pirilampos, contribuindo para fazer chegar ajuda a quem mais precisa. O apoio às populações e a solidariedade social fazem parte da nossa missão.”

Os CTT participam em várias iniciativas de solidariedade social, tendo este ano promovido a recolha de donativos para enviar para Moçambique, no âmbito da campanha “Feito de Esperança”, que recolheu nas Lojas CTT 70 toneladas de roupas doadas pelos portugueses, através de 200 mil Embalagens Solidárias, recebidas localmente pelos Correios de Moçambique.

Patrocinam ainda, desde 2010, a Associação Salvador, uma IPSS que promove os direitos das pessoas com deficiência, a Associação Terra dos Sonhos, organização sem fins lucrativos que procura realizar sonhos de pessoas com doenças crónicas, entre outras associações apoiadas.

A Empresa apoia também o programa de voluntariado Mentoring EPIS/CTT, em que quinze mentores CTT apoiam quinze jovens em risco de insucesso escolar, em regime de continuidade e uma equipa de 10 trainees CTT, voluntários, oferecem explicações regulares a estes estudantes. Os CTT entregam também, todos os anos, livros escolares desatualizados ao Banco Alimentar, no âmbito da Campanha Papel por Alimentos e fornecem apoio logístico com o transporte tampinhas de plástico destinadas ao projeto “Tampinhas para o Gonçalo”, da associação “O Dom Maior”.

Internamente, os CTT desenvolveram o projeto “Somar para Dividir”, que conta já com 10 edições anuais e permitiu a entrega de cerca de 70 toneladas de donativos dos trabalhadores dos CTT a um conjunto de instituições de solidariedade nacionais.

Os CTT continuam a apostar no voluntariado, tendo realizado 15 iniciativas, em 2018, com diversos parceiros de referência, envolvendo 159 voluntários e familiares e perfazendo um total de mais de 1.600 horas. Neste último ano a Bolsa de Voluntários atingiu os 767 elementos, representando 6,6% do efetivo dos CTT.