Operadores postais mundiais lançam o primeiro Green Postal Day

20 de Setembro, 2019

Os CTT, juntamente com outros 11 operadores postais mundiais, lançam hoje o primeiro Green Postal Day, uma iniciativa que pretende assinalar os resultados positivos do esforço coletivo que os operadores postais a nível mundial têm vindo a pôr em prática para enfrentar as alterações climáticas e para reduzir as suas emissões carbónicas.

O Green Postal Day conta com o apoio e participação dos diretores executivos dos operadores postais da Australia Post, Austria Post, bpost, Deutsche Post DHL, Le Groupe La Poste, New Zealand Post, Poste Italiane, PostNL, POST Luxembourg, Royal Mail, Swiss Post e CTT Correios de Portugal. No site do Green Postal Day em, www.ipc.be/greenpostalday, é possível ver casos de estudo sobre os esforços dos operadores postais nesta matéria, bem como vídeos com iniciativas dos participantes.

Para João Bento, CEO dos CTT, “é com satisfação que os CTT se juntam ao primeiro Green Postal Day, uma iniciativa que vem dar a conhecer o trabalho e os esforços coletivos que têm sido realizados entre diversos operadores postais mundiais, no âmbito das alterações climáticas. Tem sido um desafio interessante e os resultados são claramente positivos para toda a indústria, contribuindo desta forma para a melhoria progressiva do desempenho carbónico dos CTT e para o estabelecimento de metas de sustentabilidade próprias e ambiciosas, enquanto organização.”

As emissões de carbono resultantes da atividade de transporte representam cerca de 20% das emissões globais. Embora o setor postal em todo o mundo represente menos de 1% das emissões globais de CO2, há dez anos, os operadores postais foram os primeiros a lançar um programa setorial para medir e reduzir as emissões de CO2 através de um programa de sistema de monitorização e medição ambiental (EMMS) do International Post Corporation (IPC).

Este programa tem como principal objetivo o cumprimento de duas metas setoriais a nível mundial, uma de redução de emissões carbónicas e outra de proficiência carbónica. Com o contributo dos CTT e dos outros operadores postais mundiais, o programa atingiu este ano, um ano mais cedo do que o previsto, o cumprimento das duas metas. A meta de redução das emissões carbónicas setoriais (scopes 1+2) em 20% até 2020 foi atingida pelo grupo de operadores participantes em 2014, seis anos antes do previsto. A outra meta setorial, de proficiência carbónica, diz respeito ao atingimento da pontuação de 90% no índice setorial Carbon Management Proficiency (CMP), valor que foi este ano ultrapassado pelo grupo de 22 operadores postais a nível mundial.

Os CTT aderiram a este programa desde o seu início, tendo contribuído para o atingimento das metas setoriais definidas, com uma redução de 64% das emissões carbónicas entre 2008 e 2018, e a implementação de uma estratégia de gestão carbónica que tem levado à melhoria progressiva do desempenho da empresa nesta matéria.

O desempenho ambiental dos CTT tem vindo a ser crescentemente reconhecido, nacional e internacionalmente. Os CTT têm a 5ª posição mundial no programa EMMS do Internacional Post Corporation, ecientes da importância da sustentabilidade ambiental e consciência ecológica, iniciaram há vários anos múltiplas iniciativas no âmbito do seu programa de sustentabilidade ambiental e social,  com o objetivo de promover a poupança energética e de reduzir as emissões de carbono, como a aposta na frota ecológica, a aquisição de energia de verde, a oferta do Correio Verde e da totalidade oferta Expresso neutra em carbono e a sensibilização para a proteção ambiental.

Para enfrentar os desafios futuros, os operadores postais alinharam agora o seu programa de sustentabilidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na saúde e na segurança, formação e desenvolvimento, qualidade do ar, alterações climáticas, eficiência de recursos, economia circular e compras sustentáveis.

O Green Postal Day apoia o dia Internacional das Emissões Zero e a Semana Europeia da Mobilidade.