Lucros dos CTT crescem 21% no primeiro semestre

25 de Julho, 2019

O Resultado Líquido dos CTT cresceu 21% no primeiro semestre de 2019 em comparação com o período homólogo, para 9,0 milhões de euros, um aumento em parte impulsionado pela integração da 321 Crédito e pelo menor impacto dos itens específicos, nomeadamente gastos com indemnizações por rescisão de contratos de trabalho por mútuo acordo, entre outros.

Os Rendimentos Operacionais ficaram em linha com o primeiro semestre de 2018, ascendendo a 355,0 milhões de euros, em que a atividade do Correio e Outros foi compensada pelo desempenho do Banco CTT e dos Serviços Financeiros. Excluindo o efeito inorgânico da 321 Crédito (adquirida em maio de 2019), os rendimentos ascenderam a 349,9 milhões de euros.

Os Gastos Operacionais registaram uma performance muito positiva no segundo trimestre (-1,3%) permitindo reduzir o primeiro semestre de 2019 face ao período homólogo (-0,1%). Excluindo a 321 Crédito os gastos acentuam ainda mais a descida no segundo trimestre (uma redução de 2,6%), permitindo que o primeiro semestre desça, face ao período homólogo (-0,8%).

O EBITDA situou-se em 46,4 milhões de euros, um aumento de 0,7% face ao período homólogo, uma evolução que se deve ao bom desempenho dos Serviços Financeiros e do Banco CTT. Excluindo a 321 Crédito o EBITDA ascendeu a 43,2 milhões de euros.

Para João Bento, Presidente-Executivo dos CTT, “os resultados marcam o regresso ao crescimento do resultado líquido dos CTT, reforçando a estabilidade dos Rendimentos Operacionais e verificando-se já o resultado positivo da aquisição da 321 Crédito. Os CTT vão continuar a implementar o Plano de Transformação Operacional, para superar os objetivos de poupança já anunciados, mantendo sa proximidade às populações, reforçando a qualidade do serviço e continuando a apostar na eficiência e inovação”.

Os Rendimentos Operacionais de Correio atingiram os 240,7 milhões de euros, uma queda de 4,4% face ao período homólogo, sobretudo devido à redução dos rendimentos do correio endereçado e filatelia, tendo esta redução sido atenuada pelo crescimento dos rendimentos das Soluções Empresariais.

Os Rendimentos Operacionais de Expresso & Encomendas atingiram 72,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, em linha com o registado no período homólogo.

Os Rendimentos Operacionais de Serviços Financeiros situaram-se em 15,6 milhões de euros no período em análise, um aumento de 24,1% face a mesmo período de 2018.

Já o Banco CTT registou um crescimento dos rendimentos operacionais de 49,7%, para 23,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2019. A 321 Crédito, adquirida em maio de 2019, representou 5,1 milhões de euros de contributo para os rendimentos deste período. No final do primeiro semestre o Banco CTT contava com 408 mil contas (+124 mil do que no primeiro semestre de 2018), um crescimento de 44,4% nos depósitos de clientes, para 1.063,6 milhões de euros (+44,4%) e ainda um crescimento de 136,8% na carteira de crédito habitação líquida de imparidades e um aumento de 12,9% na produção de crédito ao consumo.

 
Atualização das Prioridades Estratégicas

 Para 2019 os CTT estimam que o EBITDA do grupo, incluindo o contributo da 321 Crédito, se situe no intervalo de 100 milhões de euros a 105 milhões de euros e que o investimento total ascenda a 45 milhões de euros, o que representa uma redução de 10 milhões de euros face à estimativa inicial de 55 milhões de euros, anunciada em fevereiro de 2019.

 A Empresa continuará a implementar o Plano de Transformação Operacional (PTO), para superar os objetivos de poupança já anunciados, nomeadamente através da poupança incremental de gastos operacionais e de uma política de rescisões por mútuo acordo mais restrita.

 O foco na otimização e racionalização da utilização dos recursos da Empresa irá continuar a acelerar ao longo do ano, para realizar poupanças adicionais, fora do PTO, sendo disponibilizada mais informação durante a apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2019.

 As alavancas de crescimento mantêm-se como pilar estratégico para o desenvolvimento e sustentabilidade dos CTT, com um conjunto de iniciativas a serem implementadas no curto e médio prazo. Na área de negócio de Expresso e Encomendas, a Tourline conta com uma nova equipa de gestão local, com mandato para apostar no crescimento orgânico, em conjunto com a implementação de medidas de eficiência operacional. O Banco CTT entra numa nova fase do seu crescimento com a integração da 321 Crédito, reafirmando-se os objetivos de break-even do EBITDA para o segundo semestre de 2019 e do Resultado Líquido para 2020.