Fundo de Inovação dos CTT investe em start-up portuguesa de distribuição de seguros

23 de Novembro, 2022

O fundo de investimento TechTree, lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups, participou na ronda de financiamento da Habit, Insurtech, uma start-up baseada em Portugal que oferece uma solução inovadora e unificada na área dos seguros.

Este investimento onde o fundo dos CTT participou, através da sua gestora, a Iberis Capital, contou com mais três participantes e angariou 5,2 milhões de euros para promover a aceleração global desta start-up, expandindo a sua capacidade e mantendo o crescimento na Europa e na América Latina. A operação permitirá também reforçar a capacidade regulatória para explorar grandes negócios mundiais. O foco será o recrutamento de talento técnico, marketing e desenvolvimento de negócios para aumentar as vendas e acelerar o já rápido processo de integração do cliente.

Para os CTT, esta aposta reforça a proximidade ao ecossistema nacional de start-ups, em áreas onde o Grupo CTT opera. Esta é a terceira start-up em que o fundo TechTree aposta, depois de ter este ano investido na Kit-AR, na área de realidade aumentada (augmented work) para a produção industrial e na Sensefinity, na área da sensorização logística.

A operacionalização e acompanhamento deste investimento e dos que surgirem no futuro será realizada pelo programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram.

A Habit é a única plataforma com uma interface de programação de aplicações (API) de distribuição de seguros unificada e, uma tecnologia de orquestração que, independentemente da seguradora e do produto de seguro, fornece aos parceiros de distribuição controle total sobre o ciclo de vida da apólice, bem como reduz os esforços de IT, permitindo um rápido go-to-market. Bancos globais de crédito ao consumo representam também um setor que está em significativa expansão na Habit, dada a sua rapidez e capacidade de customização das jornadas de venda, assim como a automatização da gestão de sinistros e respetiva notificação aos sistemas dos bancos.

O Fundo TechTree, com dotação de 5 milhões de euros, visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade. Está também prevista a possibilidade de coinvestimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

O programa 1520 StartuProgram desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção), 1 aquisição e 3 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity e agora a Habit..

O Fundo TechTree é integralmente financiado pelo Grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, que apresenta um curriculum sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de start-ups a PMEs.

Os CTT assumem-se como uma empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança, crédito seguros, e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento. Tais serviços incluem publicidade, pagamentos, logística incluindo fullfilment, outsourcing de processos e apoio à presença no mundo do comércio eletrónico.