Fundo de Inovação dos CTT investe em start-up de gestão financeira e documental

16 de Abril, 2024

O 1520 Innovation Fund (antigo Fundo Techtree) lançado pelos CTT para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups, participou na ronda de financiamento da GoFact, uma start-up que desenvolve soluções integradas de gestão para empresas e particulares, que proporcionam maior eficiência e democratização dos processos de gestão financeira e documental.

“Este investimento na GoFact está incluído numa dinâmica de aceleração de investimentos no nosso Fundo 1520 em empresas de elevado potencial e em áreas que são prioritárias na Agenda de inovação dos CTT”, afirma Nuno Matos, Diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT. "A GoFact tem uma forte componente de I&D aplicada ao desenvolvimento de tecnologia com vista à simplificação de processos de gestão documental, faturação online e de gestão bancária com suporte a inteligência artificial. Este investimento está em linha com a nossa convicção de que as empresas procuram cada vez mais soluções integradas que simplifiquem a sua gestão no dia-a-dia”, acrescenta.

“A GoFact vê assim reconhecida a sua estratégia e visão diferenciadoras num mercado altamente competitivo, e reforçada a sua aposta em I&D e inteligência artificial no desenvolvimento de soluções de gestão financeira e documental ao serviço das empresas e particulares”, garante Hugo Pinto, CEO e Founder da GoFact.

Para os CTT, esta aposta reforça a proximidade ao ecossistema de start-ups, em áreas onde o Grupo CTT opera. Esta é mais uma start-up em que o fundo 1520 aposta e a sua operacionalização e acompanhamento será, como habitualmente, feito através do programa de interação com start-ups dos CTT, o 1520 StartuProgram.

O Fundo 1520, com uma dotação, reforçada no final do ano passado, de 8 milhões de euros, visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade. Está também prevista a possibilidade de coinvestimento, com a abertura para eventuais parcerias com redes de investidores, para promoção de partilha de oportunidades de investimento.

O programa 1520 StartuProgram dos CTT desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 2000 empresas, contando com 21 projetos atualmente em curso: 6 em parcerias comerciais, 15 em projetos de co-criação, 1 aquisição e 8 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity, a Habit, a Fraudio, a Paynest, a Ubirider, a Neuralshift e a GoFact.

O 1520 Innovation Fund é integralmente financiado pelo Grupo e a sua gestão foi confiada à Iberis Capital, que apresenta um currículo sólido em gestão de fundos de investimento e com espectro de empresas diversificado, de start-ups a PMEs.

Os CTT assumem-se como uma empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança, crédito seguros, e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento. Tais serviços incluem publicidade, pagamentos, logística incluindo fullfilment, outsourcing de processos e apoio à presença no mundo do comércio eletrónico.