Frota alternativa dos CTT reforçada com mais 21 veículos elétricos distribuídos por seis Centros de Entrega

22 de Fevereiro, 2022

Foto da notícia

Na continuidade da aposta em matéria de Sustentabilidade e reforço da sua frota alternativa, os CTT – Correios de Portugal informam que adicionaram mais 21 veículos totalmente elétricos a seis Centros de Entrega: Loures, Aveiro, Vila Nova de Gaia, Braga, Coimbra e Castelo Branco.

Estes veículos fazem parte do lote de 73 veículos elétricos já contratados e que permitirão realizar cerca de 1,5 milhões de quilómetros puramente elétricos e evitar 320 toneladas de CO2.

Os veículos que continuaremos a receber serão distribuídos por centros de entrega de norte a sul do país, expandindo a frota alternativa dos CTT, que passam a contar com mais de 400 veículos movidos a eletricidade, dos quais cerca de 20 híbridos. Este compromisso fica reforçado pela encomenda adicional, já concretizada, de 82 motociclos para distribuição com zero emissões.

Neste momento, a empresa já opera em dois hubs totalmente elétricos em Lisboa – nos Centros de Entrega da Junqueira e de Arroios –, estando em preparação a expansão para outros centros.

Além dos impactos positivos ao nível do ruído e da qualidade do ar, a opção pela eletrificação da frota traz também outras vantagens, nomeadamente um maior conforto na condução por parte dos nossos carteiros e expedidores que todos os dias percorrem as ruas das cidades portuguesas com os veículos elétricos CTT. Nesse sentido, continuaremos a apostar numa distribuição totalmente verde de correio, encomendas e expresso nos principais centros urbanos a nível nacional.

Os CTT foram pioneiros no uso profissional de veículos elétricos em Portugal, desde o início dos anos 2000. A partir de 2012 assistiu-se a um aumento gradual deste tipo de veículos na sua frota, com a incorporação de bicicletas elétricas, veículos de carga especialmente adaptados à distribuição postal e veículos ligeiros de mercadorias. Nos últimos anos tem havido uma aposta também nos veículos ligeiros de passageiros.

Como reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido nesta matéria, a nossa Empresa foi distinguida com o nível mais elevado de Liderança, na vertente das Alterações Climáticas, com a pontuação A-, pelo rating CDP – Carbon Disclosure Project 2021, o principal rating de sustentabilidade energética e carbónica a nível mundial.

Cientes da importância da sustentabilidade ambiental e consciência ecológica, a poupança energética e a redução das emissões de carbono continuarão a ser prioritárias no que respeita à atuação futura dos CTT.