Expresso e Encomendas bate recordes nos rendimentos no primeiro trimestre de 2021 dos CTT

6 de Maio, 2021

Os CTT – Correios de Portugal atingiram novos máximos nos rendimentos de Expresso e Encomendas no primeiro trimestre de 2021, atingindo os 63,4 milhões de euros, um aumento de 70,1% face ao mesmo período de 2020.

Este crescimento de receita, em período de confinamento geral em Portugal e ainda fortes restrições em Espanha, foi impulsionado pelo forte desempenho em ambos os países, com Espanha a confirmar os resultados da estratégia delineada, aumentando 127,8% e com Portugal a registar um crescimento de 43,8%.

Os rendimentos operacionais no primeiro trimestre de 2021 crescem 14,1%, atingindo 205,3 milhões de euros, mais 25,4 milhões de euros do que no período homólogo, com o desempenho notável do negócio de Expresso e Encomendas (+70.1%) e o Banco CTT a registar um crescimento de 8,7%, que mais do que compensaram o decréscimo dos rendimentos no Correio e Outros (-1,4%) e nos Serviços Financeiros e Retalho (-6,7%).  

Já o EBITDA registou no primeiro trimestre de 2021 um crescimento de 22,3% face ao período homólogo, para 29,1 milhões de euros. O EBIT recorrente foi de 15 milhões de euros, a crescer 62,2% face ao primeiro trimestre de 2020.

No final do primeiro trimestre de 2021, o Resultado líquido foi de 8,7 milhões de euros, mais do dobro (+136,3%) do resultado do primeiro trimestre de 2020.

Para João Bento, “estes resultados mostram que os CTT souberam adaptar-se às dificuldades do contexto pandémico e reforçar o seu papel na manutenção das cadeias logísticas e económicas. O primeiro trimestre de 2021 trouxe um novo período de confinamento geral, que encarámos como uma oportunidade. A área de Expresso e Encomendas e a oferta completa de produtos digitais dos CTT apoiaram a consolidação da dinâmica de crescimento iniciada em 2020. A nossa operação em Espanha, com a CTT Express, começa a mostrar os resultados da estratégia definida, posicionando os CTT como um operador de referência no envio de encomendas urgentes na Península Ibérica. Em Portugal, voltámos a bater recordes no negócio de Expresso e Encomendas, reafirmando a nossa condição de parceiro de referência das empresas no desenvolvimento dos seus negócios e em particular dos seus negócios de comércio eletrónico. Também o Banco CTT voltou a apresentar uma boa performance, sendo incontornável assinalar o arranque da parceria com o cartão Universo.”

Desempenho Operacional e Financeiro

A área de negócio de Correio foi impactada estruturalmente pela tendência de queda do tráfego como resultado dos processos de digitalização e alterações de consumo, e pelos efeitos do confinamento geral, em especial no mês de janeiro (dado que o referido confinamento se iniciou em meados de janeiro e percorreu a totalidade do trimestre). Ainda assim, a performance dos rendimentos mostra uma recuperação consistente iniciada após o segundo trimestre de 2020, atingindo no final de março deste ano os 107,8 milhões de euros, apenas -1,5% face ao primeiro trimestre de 2020.

O efeito pandémico continuou a provocar um estrangulamento ao nível da rede logística aérea internacional, influenciando negativamente os volumes de tráfego do correio internacional, e também o custo deste tipo de transporte. O decréscimo no primeiro trimestre de 2021 no correio internacional de saída foi de 9,0%, tendo o correio internacional de chegada apresentado uma descida de 7,2%. Apesar da quebra do tráfego, a alteração do perfil dos objetos em conjugação com o aumento do tarifário, sobretudo no correio internacional de chegada, permitiu um crescimento dos rendimentos.

Por outro lado, as soluções empresariais registaram rendimentos de 3,6 milhões de euros, (+41,5%). Este incremento resultou do alargamento e otimização da oferta existente e da intensa dinamização comercial iniciada no final do primeiro trimestre de 2020.

Como já referido, a área de negócio de Expresso e Encomendas voltou a atingir máximos nos rendimentos no final do primeiro trimestre de 2021, alcançando um valor recorde de 63,4 milhões de euros, um crescimento de 70,1% face ao período homólogo.

No mercado ibérico os rendimentos situaram-se em 62,7 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 71,7% face ao primeiro trimestre de 2020, e o tráfego totalizou 18,2 milhões de objetos, que representou um crescimento de 87,3% face ao período homólogo.

Os rendimentos em Portugal no primeiro trimestre de 2021 registaram 35,1 milhões de euros, +43,8% do que no primeiro trimestre de 2020 e o tráfego totalizou 8,5 milhões de objetos, que representa um crescimento de 50,9% face ao período homólogo.

Os efeitos das restrições em virtude da pandemia de COVID-19, mantiveram um forte impacto no perfil de envios, verificando-se uma redução do tráfego B2B e, em contraponto, um grande crescimento da atividade de e-commerce (B2C), com um aumento muito relevante nos setores da alimentação, desporto e lazer, educação e cultura e eletrónica de consumo. Os negócios da carga e de serviços de expedição para banca foram os que sofreram maior impacto com as restrições.

Os rendimentos em Espanha situaram-se em 27,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, +127,8% face ao período homólogo. O tráfego totalizou 9,7 milhões de objetos, crescendo 137,2% relativamente ao primeiro trimestre de 2020. A Empresa continua a ganhar a confiança de grandes clientes nacionais e internacionais, atraídos por uma melhoria consistente de qualidade de serviço e pela capacidade e flexibilidade que a Empresa tem vindo a apresentar na sua oferta comercial. O forte crescimento do tráfego deveu-se sobretudo a novos grandes clientes angariados a partir de agosto de 2020.

A estratégia de investimento em tecnologia e inovação, bem como o arranque de novos centros de tratamento têm sido, e continuarão a ser em 2021, um pilar importante na execução operacional da estratégia ibérica.

O marketplace Dott, atingiu os 1 610 vendedores presentes na plataforma, com mais de 4,5 milhões de produtos disponíveis e 270 mil utilizadores registados no final de março de 2021, tendo o indicador GMV (volume bruto de mercadoria) observado um crescimento de 122% face ao primeiro trimestre de 2020. Tal evolução evidencia o forte crescimento e aceleração da digitalização e do e-commerce no período de confinamento.

Já o Banco CTT fechou o primeiro trimestre de 2021 com rendimentos operacionais de 21,2 milhões de euros, um crescimento de 8,7% face ao período homólogo. Este crescimento contou com a performance positiva da margem financeira, que atingiu 11,6 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, um progresso de 10,9% face ao primeiro trimestre de 2020. O rácio de transformação no final do primeiro trimestre de 2021 ascendeu a 62,7%.

A performance comercial do Banco CTT continuou a permitir o crescimento dos depósitos de clientes, que atingiu os 1 798 milhões de euros (+6,4% face a dezembro de 2020) e do número de contas para 529 mil contas (mais 12 mil que no final do ano de 2020).

A 31 de março de 2021 existiam 769 moratórias que correspondem a 42,4 milhões de euros (33,0 milhões de euros de crédito à habitação, 6,5 milhões de euros de crédito automóvel e 2,8 milhões de euros de outros créditos), representando 3,7% do total da carteira bruta de crédito. Do total de moratórias terminadas, existem cerca de 2,5 milhões de euros com atrasos superiores a 30 dias, que representa cerca de 10% do total de moratórias privadas terminadas em 30 de setembro de 2020, verificadas no segmento de crédito automóvel.

Os rendimentos operacionais dos Serviços Financeiros e Retalho no primeiro trimestre de 2021 atingiram 12,1 milhões de euros, com um decréscimo de 6,7% face ao período homólogo. Os produtos e serviços de retalho atingiram 3,6 milhões de euros de rendimentos no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 37,1% face ao primeiro trimestre de 2020, apresentando uma evolução positiva ao longo do trimestre.

As medidas restritivas no período de confinamento de 2021 e a impossibilidade da comercialização de alguns produtos de retalho, apesar da manutenção das lojas abertas, conduziram a uma maior quebra nas receitas. Os CTT têm vindo a reforçar o seu posicionamento, no sentido de alavancar a retoma do crescimento após o período de confinamento, com o lançamento de novas soluções de poupança, suportadas na recém-lançada da Linha Poupança CTT e na sua vasta rede de retalho.