Entregas 'out of home' na Península Ibérica mais do que duplicam em setembro
15 de Outubro, 2025
O volume de encomendas nos vários pontos da rede Collectt dos CTT na Península Ibérica mais do que duplicou em setembro, crescendo acima de 100% face ao mesmo período do ano anterior. Este crescimento consistente foi especialmente relevante no terceiro trimestre, com as encomendas a serem entregues fora de casa (‘out of home’), na rede Collectt, a crescer acima de 95%.
Em Portugal, em setembro, registou-se um crescimento no terceiro trimestre de 107%, e as entregas fora de casa em território nacional levam já um aumento acumulado do ano de mais de 90%.
Já em Espanha, setembro viu aumentar as entregas fora de casa em 106%, impulsionando os dados do terceiro trimestre, onde o volume de encomendas entregues na rede Collectt no país vizinho cresceu acima de 80%. No acumulado dos primeiros nove meses do ano, em Espanha, o crescimento é superior a 50%.
Estes dados comprovam a tendência crescente para as entregas fora de casa, com o consumidor a preferir, cada vez mais, escolher o seu ponto de recolha ou envio de encomendas. As soluções alternativas de entrega ao domicílio, como os cacifos inteligentes e pontos de conveniência, aos quais acrescem o local de trabalho ou o regime de click & collect, representam um passo decisivo para aumentar a conveniência e a eficiência no comércio eletrónico, uma vez que permitem ao consumidor escolher a modalidade que melhor se adapta ao seu estilo de vida.
A tendência parece ter vindo para ficar. De acordo com a 2.ª vaga do Barómetro CTT 2025, o desempenho do comércio eletrónico continua a evidenciar uma trajetória positiva, com 73,3% dos painelistas a reportar crescimento das vendas online no primeiro semestre de 2025 face ao período homólogo de 2024. Destaca-se que 44,4% das empresas inquiridas registaram aumentos superiores a 10%.
Atentos a esta tendência, os CTT agregam hoje na sua rede Collectt, que junta todos os pontos de entrega e recolha de encomendas na Península Ibérica, mais de 20 mil pontos Pick & Drop, garantindo um serviço de proximidade mais sustentável para o levantamento, envio e devoluções de encomendas expresso. Em Portugal esta rede incorpora as Lojas e Pontos CTT, os Agentes Payshop e ainda os mais de 1.000 cacifos Locky espalhados por todo o território. Em Espanha, a Collectt Express é suportada em redes parceiras com importante penetração no território e, muito em breve, contará também com cacifos Locky.
Estas opções de entrega fora de casa são também uma opção conveniente para a peak season que agora se aproxima. Sendo o período entre a Black Friday, que este ano se assinala a 28 de novembro, e o Dia de Reis (6 de janeiro) uma altura em que, tipicamente, as compras online aumentam, os CTT colocam à disposição dos clientes várias opções para a recolha das suas encomendas, conforme o que for mais conveniente para as necessidades de cada um.
Também nos negócios C2C, em que os consumidores vendem diretamente a outros consumidores, nomeadamente através de plataformas de venda em segunda mão, e que tem registado um crescimento significativo, a rede Collectt aproxima compradores e vendedores com soluções criadas à sua medida.