Emissão filatélica dos CTT dedicada a Carlos I da Áustria apresentada na Madeira

20 de Outubro, 2022

Depois de terem emitido, em junho, uma emissão filatélica em homenagem a Carlos I da Áustria, os CTT e a Secretaria Regional da Madeira apresentam oficialmente amanhã, no arquipélago, esta emissão de selos exclusiva, dedicada ao Imperador que conquistou a população madeirense, que o apelidava de “Santo Rei”. A cerimónia terá lugar pelas 11h00, no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

O último Imperador Austro-húngaro, Carlos I e a sua mulher, a Imperatriz Zita de Bourbon chegaram exilados, ao Funchal, a 19 de novembro de 1921, a bordo do navio de guerra inglês Cardiff. Consta dos arquivos históricos que ficaram hospedados, primeiro, na Vila Vitória, na Estrada Monumental e, depois, na Quinta do Monte.

Esta emissão é composta por três selos, entre 0,57 euros e 1,05 euros, com uma tiragem de 75 000 exemplares cada. Já o bloco filatélico pode ser adquirido por 3 euros.

“Carlos de Habsburg, Imperador da Áustria e Rei da Hungria e da Boémia, nasceu em Persenbeug, a 17 de agosto de 1887. Entrou muito jovem na carreira militar, tendo, contudo, vivido em guarnições de província, afastado do trono. Arquiduque herdeiro, sucedeu a Francisco José, em plena Primeira Guerra Mundial, tendo sido o único, por entre os Chefes de Estado das potências beligerantes a acolher as iniciativas de paz do Papa Bento XV”, pode ler-se na pagela desta emissão.

Carlos I da Áustria morreu em 1922, tendo sido beatificado pelo Papa João Paulo II, a 3 de outubro de 2004.

O design dos selos esteve a cargo de AF Atelier.