Edição dos CTT distinguida com Prémio Grémio Literário 2019

25 de Novembro, 2020

A edição dos CTT “A Revolução Liberal de 1820”, recebeu o Prémio Grémio Literário de 2019, um livro que constitui um repositório rigoroso, acessível e pedagógico sobre a fundação do constitucionalismo em Portugal.

Este galardão foi criado em 1966, tendo sido posteriormente reinstituído em 2006. É atribuído, anualmente, a obras originais de criação literária especialmente relevantes, de autores portugueses, e cuja temática deve ser preferencialmente ligada ao século XIX em Portugal, dada a vocação cultural específica assumida pelo Grémio Literário.

Trata-se de um prémio de grande prestígio e que já distinguiu importantes figuras da historiografia e da criação literária no nosso país.

Desde 1983, e até ao final de 2020, os CTT já editaram 191 livros sobre diversos temas de interesse histórico ou científico, prosseguindo assim uma atividade editorial paralela à emissão de selos postais da República.

Com este galardão, os CTT contam já com oito prémios de edição, entre os quais o de Melhor Livro do Mundo sobre o tema “Pão”, atribuído em 2011, em Paris, para a obra “O Pão em Portugal”, de Möette Barboff.