CTT vencem prémio mundial de Filatelia

9 de Junho, 2021

Os CTT venceram os prestigiados “World Post and Parcel Awards 2021”, na categoria de “Melhor Campanha Mundial de Filatelia de 2020”, tendo sido o Bloco Filatélico em Grafeno com inserção de um poema de Miguel Torga sobre a “Esperança”, o vencedor desta categoria.

Para Raul Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT “é com enorme orgulho que vencemos a Campanha Filatélica do Ano, nestes que são tidos como os “Óscares da Indústria Postal”, numa emissão em que a ideia era dar ao mundo uma nota de esperança face à crise pandémica que estava então no seu auge, e uma nota de modernidade absoluta, face ao meio escolhido para esta divulgação.”

Os CTT emitiram no dia 6 de novembro de 2020, dia exato em que em que a atividade de correio celebrava os 500 anos em Portugal, uma emissão filatélica que continha um bloco com uma inserção em Grafeno (forma cristalina do carbono), o primeiro a ser produzido em todo o mundo, e que inseria um circuito de informação impresso com um poema de Miguel Torga, «Contágio».

 

Há uma esperança:

A constância optimista da alvorada.

Quando os galos começam,

E o melro, meu vizinho, abre a janela,

Qual desespero, qual desilusão!

Como cadáveres que ressuscitassem,

Os versos endireitam-se, renascem,

E mesmo incertos, a mancar, lá vão...

 

Tratou-se de uma emissão filatélica complexa que envolveu o designer Prof. João Machado, a empresa portuguesa de tecnologia de ponta “Matter Dynamics”, que desenvolveu a engenharia e construiu as inserções de grafeno, a Impressora de Segurança CARTOR, especialista em projetos extraordinários, e a “Next Reality”, parceiro dos CTT para a elaboração da aplicação que permitiu a leitura do conteúdo em tablet ou smartphone.

Para poder aceder a esta tecnologia e ver a mensagem codificada no bloco filatélico deve em primeiro lugar descarregar a App CTT Filatelia disponível na App Store ou na Play Store, e depois aproximar a câmara do seu dispositivo – que deve conter a tecnologia procurando a zona onde está a ser emitida a frequência NFC.

O “World Post and Parcels Awards” é um dos projetos da organização internacional independente Triangle que há 22 anos avalia e concede prémios relacionados com propostas de valor acrescentado no transporte de objetos de correio urgente, normal e encomendas. Pelo prestígio que estes prémios alcançaram, é usual serem conhecidos no meio como os “Óscares da Indústria Postal”.