CTT vão financiar projetos de Sustentabilidade escolhidos pelos portugueses

25 de Outubro, 2022

Foto da notícia

Todos os anos, os CTT compensam as emissões carbónicas diretas das suas ofertas de Correio Verde e Expresso Nacional, apoiando dois projetos, um em Portugal e outro no estrangeiro, que produzem um saldo positivo em termos de emissões. Este ano, é a vez de compensar as emissões carbónicas resultantes do Correio Verde e, para isso, colocámos quatro projetos à votação do público no site CTT. A votação está aberta até ao dia 08 de novembro e todas as pessoas podem escolher o projeto da sua preferência.

O Correio Verde é uma oferta 100% ecológica que aposta na conveniência aliada à proteção ambiental, garantindo a neutralidade carbónica dos seus produtos, através da compensação das emissões diretas que não foram possíveis evitar, sem custos adicionais para os clientes. Todas as embalagens são produzidas privilegiando opções de maior sustentabilidade, sobretudo ao nível da seleção dos materiais a utilizar. Em média, por cada objeto de correio verde entregue pelos CTT são emitidas 49 gramas de CO? decorrentes da atividade direta da Empresa.

Os projetos pré-selecionados apresentam óbvios benefícios ambientais, no combate às alterações climáticas e na proteção da biodiversidade, mas não só. Também existem benefícios sociais ao promoverem a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais em que se inserem.

Conheça os projetos e participe ativamente no processo de decisão:

Nacionais

Conservação dos organismos fluviais

Um projeto que tem por objetivo preservar algumas das espécies de peixes de água doce mais ameaçadas no nosso país, promovendo ações de reprodução destas espécies e medidas de conservação do seu habitat para depois as devolver ao meio natural. Em cursos de água já fortemente pressionados pelas atividades humanas têm ocorrido fenómenos extremos associados às alterações climáticas, tais como: mais secas e estios prolongados e secos, levando vários organismos fluviais a uma situação de quase pré-extinção.

 

Preservação do Parque Natural Sintra - Cascais

Este projeto visa a erradicação de espécies invasoras e a plantação de espécies autóctones permitindo restaurar o equilíbrio do ecossistema, preservando assim a biodiversidade natural do Parque, tornando-o um espaço mais resiliente às alterações climáticas. Com uma componente de sensibilização ambiental muito forte o projeto conta com o envolvimento da comunidade em geral, para a realização de diversas ações como a de plantação de árvores autóctones, a de erradicação de espécies invasoras, a do controlo de erosão, entre outras, com vista à proteção da fauna e flora do Parque Natural Sintra-Cascais.

 

Internacionais

Brasil: reflorestação na Amazónia

De forma a promover a gestão florestal sustentável, este projeto assenta na proteção florestal e na prevenção da desflorestação não planeada e ilegal da floresta nativa amazónica. Localiza-se numa das regiões com maior índice de desflorestação do Bioma Amazónico no Brasil, que inclui 93 espécies de plantas e 316 espécies de animais protegidos. Promove a proteção da floresta e o desenvolvimento socioambiental local.

 

Zimbabué: Kariba - Proteção Florestal

Reduzir a desflorestação criando alternativas aos meios de subsistência dos habitantes locais. O objetivo é proteger cerca de 750 mil hectares de florestas e de biodiversidade, compreendendo quatro parques nacionais e oito reservas de safári, locais onde existem espécies vulneráveis e ameaçadas como o elefante africano, o leão ou hipopótamo.

 

Porque todos partilhamos o mesmo Planeta, participe, votando nos seus projetos favoritos.