CTT sobem mais de 50 posições no ranking de desempenho de sustentabilidade Merco

30 de Março, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal estão entre as 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG (Environmental, Social, Governance) para o Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa), ao ocuparem o 22.º lugar do ranking, o que representa uma subida de 54 posições face ao ano passado. De acordo com este estudo, os CTT alcançaram ainda o estatuto de empresa mais responsável ??no setor de Transportes de Mercadorias e Logística. Os resultados do Merco refletem a avaliação feita às empresas que, em 2022, cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança.

De acordo com João Bento, CEO dos CTT, “as questões da Sustentabilidade são, para nós, matéria de enorme importância e uma das nossas prioridades para o futuro. Nos CTT, delineámos um ambicioso programa de transformação para os próximos anos que prioriza a integração da sustentabilidade no médio e longo prazo, nas suas dimensões, ambiental, social e de governança e que conta com o envolvimento de todas as pessoas dos CTT. Esta significativa subida no ranking e a distinção a nível setorial deixam-nos muito orgulhosos e com a certeza de que o caminho está a ser (bem) feito”.

Cientes do impacte carbónico decorrente da sua atividade, os CTT anunciaram três metas ambientais ambiciosas:  operar com 50% de veículos elétricos na última milha até 2025 e 100% até 2030, promover o consumo responsável através do uso de 100% de embalagens recicladas e/ou reutilizáveis até 2030, e alcançar a meta de net zero até 2030.

A este respeito, os CTT têm feito uma forte aposta na eletrificação da sua frota. Hoje, a frota elétrica de distribuição da empresa, para a última-milha, conta já com perto de 500 veículos em circulação em todo o País. Além disso, foi possível inaugurar, em 2022, os primeiros Centros de Entrega próprios ‘100% verdes’: Arroios, Junqueira, Cascais, Porto Santo e Graciosa.

O vasto portefólio dos CTT conta atualmente com serviços cada vez mais sustentáveis para irem ao encontro das expectativas de clientes cada vez mais envolvidos com as questões ambientais. Exemplo disso são as embalagens reutilizáveis destinadas ao segmento do e-commerce, que podem ser reutilizadas até 50 envios. De salientar ainda a oferta do Correio Verde, que alia a conveniência do envio, ao não ser preciso pesar nem de selar, à seleção de embalagens, saquetas e envelopes produzidas com papel e cartão 100% reciclados e com tintas de impressão menos poluentes.

Promovemos ainda a economia circular a nível interno, através da extensão da vida útil dos produtos e materiais que usamos e, com a ajuda de todos os colaboradores, transformámos as máscaras de covid-19 usadas e outros resíduos de plástico dos CTT em novos produtos, introduzindo o polímero resultante do respetivo processamento na produção de tabuleiros utilizados nas áreas operacionais de tratamento de objetos de correio, expresso e encomendas. Importa ainda referir que os CTT também já testaram, com sucesso, em algumas Lojas CTT, um novo conceito de utilização de farripas de papel 100% recicladas para serem utilizadas, na zona de Preparação de Envios, no enchimento e envio de objetos postais e que está agora disponível em alguns pontos do País.

O Merco Responsabilidade ESG Portugal 2022 contou com a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do governo, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de ONGs, 38 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos (Merco Consumo). A par destas avaliações, integra também uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital) e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, feita por 19 empresas. Estes rankings são resultado de 5 avaliações, 12 fontes de informação e 1.205 inquéritos.