CTT revelam imagem do Crypto Stamp português integrado numa edição especial europeia dedicada à Mitologia grega
18 de Agosto, 2025
Os CTT – Correios de Portugal revelam esta segunda-feira, dia 18 de agosto, o design da nova edição do Crypto Stamp português, uma emissão que volta a unir a tradição da filatelia à inovação da tecnologia blockchain. Inspirado em Poseidon - deus grego dos mares, dos terramotos, das tempestades e dos cavalos -, o selo celebra a ligação profunda de Portugal ao Atlântico e integra a emissão internacional conjunta de 2025, realizada em parceria com a Austrian Post, Países Baixos, Luxemburgo e Bélgica, sob o tema “Mitologia Grega”.
O Crypto Stamp português evoca a figura de Poseidon não apenas como deus dos mares, mas também como criador e protetor dos cavalos — animais que, ao longo de séculos, foram o principal meio de transporte dos correios. Inspirando-se nesta dupla associação, o Crypto Stamp português estabelece um elo simbólico entre a herança mitológica e a história dos CTT, prestando homenagem tanto à figura divina de Poseidon como ao papel crucial dos cavalos na comunicação e no transporte postal ao longo dos tempos.
Para Raul Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT, “o Crypto Stamp Poseidon representa mais um marco na história da filatelia dos CTT, unindo a herança e os valores que nos definem à inovação tecnológica que molda o futuro. É um tributo à nossa identidade atlântica e ao espírito explorador que caracteriza Portugal, evocando também a memória dos cavalos que permitiram a criação do nosso serviço postal há mais de 500 anos. Ao integrarmos a arte e o rigor da filatelia com a tecnologia blockchain, não apenas preservamos a tradição, como também projetamos o colecionismo para novas dimensões, reforçando o papel dos CTT como ponte entre o passado e o futuro.”
Este selo combina um suporte físico de elevada qualidade com a segurança e autenticidade oferecidas pela tecnologia blockchain, proporcionando aos colecionadores uma experiência única que alia o valor tradicional da filatelia à modernidade digital.
Cada país participante desta emissão conjunta faz homenagem a um deus da Mitologia Grega para representar no seu Crypto Stamp: a Austrian Post (ÖPAG) apresenta Zeus e Hera, a PostNL (Países Baixos) homenageia Hermes, a Post Luxembourg celebra Artemis e a bpost (Bélgica) destaca Athena. Como referido, em Portugal, os CTT dão protagonismo a Poseidon, com toda a informação sobre esta edição disponível no seu site oficial. Nos restantes países, os respetivos sites das administrações postais disponibilizam igualmente todos os detalhes sobre cada selo.
Com valor facial de 9,90 euros, o selo estará disponível a partir do dia 18 de setembro nas Lojas e Pontos CTT, Loja Online e serviço de Filatelia.