CTT relançam projeto de voluntariado com a EPIS - mentores/as voluntários apoiam jovens em risco de insucesso escolar

7 de Janeiro, 2021

Os CTT vão relançar o seu projeto do Projeto de Voluntariado EPIS/CTT, um projeto de voluntariado de Mentoring, promovido pela EPIS - Empresários para a Inclusão Social, em que mentores/as voluntários apoiam jovens em risco de insucesso escolar, ao longo de 3 anos.

No lançamento que será esta quinta-feira, dia 7 de janeiro, mentores/as e respetivos alunos/as irão encontrar-se pela primeira vez e iniciar um percurso conjunto. Este primeiro encontro e os seguintes serão realizados online, tendo em conta as restrições pandémicas e a situação atual e até que a mesma se normalize e permita encontros presenciais.

Para Miguel Salema Garção, diretor de comunicação e sustentabilidade dos CTT, “os resultados e o êxito resultante de ambos os triénios foram gratificantes para todas as pessoas envolvidas e impactaram positivamente a vida pessoal e académica dos/as alunos/as, levando a que os CTT quisessem continuar a querer apostar nesta parceria. Os CTT assumem o compromisso de estarem cada vez mais envolvidos com a sua estratégia de responsabilidade social, pensando no futuro de todos, contribuindo através das ações de voluntariado para a redução de algumas disparidades sociais e ajuda ao próximo, com entrega total.”

O papel do/a mentor/a é feito através de um acompanhamento de proximidade e estabelecimento de uma boa relação, motivando e estimulando o/a jovem a desenvolver o seu potencial académico, transmitindo-lhe atitudes e valores, reforçando a autoestima e integração social e capacitando-o/a para construir um projeto de vida bem-sucedido.

Durante o ano letivo serão realizados três encontros conjuntos entre Mentores/as, alunos/as, elementos dos CTT e da EPIS. Para dinamizar a comunicação entre Mentores/as e alunos/as serão lançados desafios mensais, para resolução. Nesta 3ª edição, para além de Mentores/as, os CTT alargaram o âmbito de intervenção e lançaram o desafio a todos/as os/as colaboradores/as CTT para que se voluntariassem igualmente para darem apoio pedagógico através de explicações regulares, a estes alunos e alunas. 

Os alunos e alunas das edições anteriores têm tido apoio pedagógico de Trainees, nomeadamente nas disciplinas de matemática e inglês. Este apoio insere-se numa das vertentes do Programa para Trainees, visando a integração de jovens universitários na empresa. O voluntariado é parte integrante deste programa, tendo sido atribuídas 4 horas mensais a cada Trainee para participação em várias iniciativas da empresa de âmbito social e ambiental, à escolha. De entre elas, o apoio pedagógico a alunos da EPIS que se revelou uma das iniciativas preferidas dos Trainees, com excelentes resultados, tanto a nível pedagógico, como humano, razão que levou a empresa a querer alargar esta hipótese de apoio à sociedade a todos os colaboradores/as.

Os CTT apadrinham com grande empenho e entusiasmo este projeto de inclusão social.