CTT reforçam aposta na economia circular com novo projeto de reciclagem de caixas de transporte de correio

30 de Dezembro, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal continuam a apostar na economia circular, aproveitando os seus recursos e materiais para potenciar o aparecimento de novos produtos. É o caso do mais recente projeto de reciclagem de cassetes que, uma vez danificadas e em fim de vida, dão origem a novas caixas de transporte de correio.

Inicialmente lançado como um projeto-piloto, rapidamente foi visível o sucesso dos testes, passando a produção a ser feita em massa. Neste momento, os CTT operam já com 13 mil unidades de tabuleiros/cassetes produzidos com material reciclado.

Foi em meados deste ano que o programa avançou para a fase de projeto-piloto de economia circular mais alargado. Com foco no material usado nas operações dos CTT - sacos de correio internacional e de cassetes danificadas CTT -, os resíduos ganharam uma nova vida, avançando-se assim para a produção de novos tabuleiros/cassetes de uso na distribuição postal, com reintrodução do polipropileno reciclado. No caso do polipropileno, oriundo de cassetes danificadas, a incorporação de material reciclado chega a atingir os 95% na produção de novas cassetes.

Nos CTT, a Sustentabilidade é uma matéria de enorme importância. Assim, comunicamos para todos e incentivamos à participação ativa da sociedade e de todos os colaboradores nos nossos projetos de responsabilidade ambiental e social.

Exemplo disso é também o projeto de reciclagem de máscaras, recentemente distinguido com o prémio CSR Coups de Coeur 2022, da PostEurop. Inicialmente implementado nos Centros de Produção e Logística dos CTT de Cabo Ruivo e da Maia e no Centro de Logística e Distribuição de Taveiro, depois alargado à sede da Empresa e ainda a dois centros de operações Expresso, este projeto já permitiu o envio de 34 mil máscaras para reciclagem, o que equivale a cerca de 100 quilos.

As máscaras usadas e depositadas nos contentores pelos colaboradores em funções nesses locais foram posteriormente transformadas através de um processo químico, num material resistente, que foi utilizado para a criação de novos produtos, continuando o projeto a dar frutos.

Ainda na ótica da economia circular, e direcionada para os clientes de e-commerce, os CTT lançaram ainda recentemente a Embalagem ECO Reutilizável, que se apresenta como uma alternativa às embalagens de utilização única, sendo passível de ser usada múltiplas vezes, com uma vida útil esperada de até 50 ciclos.

Os CTT assumem o compromisso de estar cada vez mais envolvidos com a Sustentabilidade, pensando no futuro de todos. Esta atitude é posta em prática todos os dias, inovando nos processos, nos produtos, na tecnologia ao serviço da empresa e em diversas iniciativas e apoios que geram valor para a comunidade.