CTT participaram na cerimónia CDP Europe Awards e reafirmam liderança no combate às alterações climáticas

2 de Março, 2021

Os CTT participaram, esta terça-feira, dia 2 de março, na cerimónia CDP Europe Awards, onde foram comunicados os resultados no rating CDP – Carbon Disclosure Project. Nesta cerimónia foi apresentado um vídeo com testemunhos de vários CEO das empresas distinguidas, nomeadamente com o Presidente Executivo dos CTT, João Bento.

Os CTT foram distinguidos com o nível mais elevado de Leadership, na vertente Climate Change, com a pontuação A, nos resultados de um índice do mercado de capitais que é o principal rating de sustentabilidade energética e carbónica a nível mundial. Apenas 5% das empresas avaliadas chegaram ao topo da classificação possível.

Este evento foi promovido pelo Banco Europeu de Investimento e produzido pela Euronews. Reúne representantes de gestão de topo, decisores políticos e investidores do mais alto nível na Europa, para debaterem qual o caminho que a Europa deve seguir para que seja carbonicamente neutra, livre de riscos de escassez de água e de deflorestação, sob o tema e hashtag #BuildForwardBetter.

O evento contou com inúmeros participantes, entre eles, Angela Merkel, Chanceler da Alemanha, Ambroise Fayolle, Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento, Mairead McGuinness, Comissária Europeia para Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais, Carine Smith Ihenacho, Diretora de Governance e Compliance do Norges Bank Investment Management, Nicolas Calcoen, Presidente da Associação Europeia de Fundos e Ativos, Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris, Kostas Bakoyannis, Presidente da Câmara de Atenas e  Gllian Tett, Presidente do Conselho Editorial e Editora-Geral do Financial Times, nos Estados Unidos da América.

Com esta distinção, os CTT passaram a fazer parte do grupo de apenas nove empresas a nível mundial, do setor de transporte e distribuição, com essa mesma pontuação, de entre 205 participantes. Trata-se de um desempenho muito acima das médias setorial e nacional, um resultado que demonstra o empenho dos CTT no combate às alterações climáticas.

No âmbito das suas políticas de sustentabilidade, os CTT alcançaram metas notáveis: registaram uma redução das emissões em 65% desde 2008, superando consideravelmente a meta de redução de 20% até 2020; 98% dos resíduos foram separados para reciclagem, no ano de 2020; a oferta CTT Expresso é neutra em carbono e o produto Correio Verde garante a neutralidade carbónica; os CTT contribuem para a reflorestação do país através do projeto em parceria com a Quercus, “Uma Árvore pela Floresta”, uma iniciativa de venda de kits de árvores em cartão nas Lojas CTT e na loja online, que depois são convertidos em árvores plantadas; e desde 2016, a aquisição de 100% de energia elétrica é proveniente de fontes renováveis.

Adicionalmente, os CTT obtiveram o 2.º lugar a nível mundial no ranking do programa de sustentabilidade do IPC – International Post Corporation, o Sustainability Measurement and Management System (SMMS), entre um total de 19 operadores postais de todo o mundo. Têm a maior frota ecológica do setor logístico do país com 335 veículos alternativos e em 2020, em plena pandemia, lançaram o serviço Green Deliveries, disponível para clientes empresariais, que permite que todas as entregas nos locais contratados sejam feitas exclusivamente com veículos elétricos CTT.

 

Os CTT assumem o compromisso de estar cada vez mais envolvidos com a sustentabilidade, pensando no futuro de todos. Esta atitude é posta em prática todos os dias, inovando nos processos, nos produtos, na tecnologia ao serviço da empresa e em diversas iniciativas e apoios que geram valor para a comunidade.