CTT participam em três agendas mobilizadoras para a inovação empresarial do PRR

18 de Janeiro, 2023

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal vão participar em três Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial no âmbito do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estes projetos vão ser desenvolvidos pelos CTT e pelos seus parceiros, enquadrados na Componente 5 – Capitalização Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência do PRR.

As três iniciativas elegíveis para financiamento estão relacionadas com a modernização das operações (Produtech R3) e a mobilidade sustentável e inteligente (Be.Neutral e Route 25).

O projeto Produtech R3 visa estudar a implementação de duas soluções diferentes na área operacional dos CTT e da CTT Expresso. Em causa estão soluções robotizadas no chão de fábrica, para paletização automática; e de robótica móvel com AMRs (Autonomous Mobile Robots), para rebocador de carros logísticos e para transporte interno de paletes ou contentores.

A participação dos CTT como demonstrador neste projeto, enquadra-se no objetivo de modernização das operações, incorporando conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 para esse fim.

Na iniciativa Be.Neutral os CTT vão participar na definição de requisitos e testar várias soluções na vertente de logística urbana, nomeadamente um novo veículo de quatro rodas, o BEN, desenvolvido no CEIIA; testar a sensorização e tracking de viaturas e objetos; testar uma plataforma de gestão de mobilidade e de emissões; integrar e analisar os dados gerados para melhoria da eficiência operacional e da gestão de frota dos CTT e, por fim, testar hubs de carregamento elétrico nas cidades.

O projeto Route 25 centra-se na condução autónoma, recolha de dados e respetiva análise e representação em plataformas especializadas. Os CTT participam na definição de requisitos e testam as seguintes soluções na vertente de logística urbana: criação de uma rede de sensorização de viaturas CTT; integração com plataforma de visualização de dados em tempo real (percursor de um Centro de Gestão Integrada); integração do Mundo Virtual (Digital World) com o Centro de Gestão Integrada; integração destes data lakes com plataformas de gestão de mobilidade e energia dos CTT; utilização de carregadores de alta potência públicos em meio urbano.

A participação dos CTT nestas duas iniciativas, enquadra-se na importância do desenvolvimento de novas soluções de logística urbana que potenciem por um lado, a existência de Smart Cities que respondam às necessidades de cidadão e empresas e por outro, uma oferta integrada de soluções de entrega 100% verdes (Green Deliveries).

Para Nuno Matos, Diretor de Digital, Transformação e Inovação dos CTT “A participação dos CTT nestas Agendas do PRR constitui uma oportunidade muito positiva para testar tecnologias e soluções inovadoras, assim como permitirá também o alargamento da rede de parcerias com entidades do sistema científico e tecnológico, bem como de outras indústrias e sectores, desenvolvendo sinergias e potenciais futuras colaborações.”

O PRR é um programa de aplicação nacional de Fundos Comunitários, com um período de execução até 2026, que visa a implementação de um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década. Este plano de investimento assenta em três dimensões: Resiliência; Transição Climática; Transição Digital.

O programa 1520 StartuProgram desenvolve e apoia start-ups nacionais e contribui em simultâneo para o desenvolvimento do seu próprio ecossistema. O programa de interação com start-ups visa abrir as portas dos CTT ao respetivo ecossistema, procurando projetos que se enquadrem no nosso negócio, potenciando áreas de colaboração conjunta e com os benefícios recíprocos que daí advêm. Desde a sua criação, o programa já mapeou mais de 1800 empresas, contando com 29 projetos atualmente em curso: 12 em parcerias comerciais, 17 em projetos de co-criação (4 em piloto técnico e 13 em produção), 1 aquisição e 3 investimentos via Techtree, a KIT-AR, a Sensefinity e a Habit.

Os CTT contam ainda com um fundo de investimento, o Fundo TechTree, com dotação de 5 milhões de euros, que visa investir em start-ups (seed, series A e growth) e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades dos CTT, nomeadamente e-commerce, operações & logística, comunicações, fintech, retalho, publicidade e sustentabilidade.