CTT marcam presença na 90ª Edição da Feira do Livro de Lisboa

27 de Agosto, 2020

Os CTT – Correios de Portugal marcam presença na 90ª Edição da Feira do Livro de Lisboa, um evento que este ano decorre entre 27 de agosto e 13 de setembro, no Parque Eduardo VII.

Os CTT estão presentes pela 21ª edição consecutiva, desta vez no stand A18, e terão em vigor descontos de 20% a 60% em livros selecionados e os Livros do Dia terão 40% de desconto (lista em anexo).

Estão também agendadas 13 sessões de autógrafos, marcadas para as 17h30, no stand dos CTT:

28/ago - Dr. Samuel Alemão - Cafés Portugueses - Tertúlias e Tradição

29/ago - Prof. José Luís Cardoso - A revolução Liberal de 1820

30/ago - Dr.ª Fátima Moura - Sabores do Ar e do Fogo

31/ago - Maria Inês de Almeida - O Meu Álbum de Selos

01/set   - Dr.ª Fátima Moura - Conversas de Café

02/set   - Prof. Paulo Drumond Braga - D. Maria II- Uma Mulher entre a Família e a Política

03/set   - Prof. Dr. Jorge Martins - Portugal em Selos

04/set   - Dr. Luis Antunes - Vinhas Velhas de Portugal

05/set   - Dra. Cristina Cordeiro – Museus Centenários (Vol. 1 e 2)

06/set   - Dr. Fortunato da Câmara - Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa

11/set   - Prof. Nuno Crato e Prof. Luís Tirapicos - O Eclipse de Einstein

12/set   - Prof. Paulo Mendes Pinto - Fátima 100 Anos, A Palavra e a Imagem, Festas e Romarias - Lugares de Fé

13/set   - Prof. Carmona Rodrigues – Tejo

A Feira do Livro de Lisboa, que tradicionalmente arranca em maio, foi este ano adiada para agosto devido à pandemia. De forma a mitigar a propagação da COVID-19, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), coorganizadora da Feira do Livro, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, adaptou o formato desta edição com o objetivo de aumentar os espaços de circulação e assegurar o distanciamento recomendado. Para o efeito, a organização optou por dispensar infraestruturas consideradas não essenciais e apostar na realização de atividades ao ar livre.

Neste sentido, o Auditório Principal da Feira é, este ano, um espaço aberto e o recinto disponibiliza ainda dois novos auditórios, também ao ar livre, que se encontram afastados das alamedas de circulação, junto ao passadiço, onde serão realizadas algumas das atividades previstas na programação do evento.

A redução do número de espaços de restauração – tendo a organização privilegiado os formatos que promovem o consumo on the go -, a eliminação de lugares sentados nas praças (com exceção para os auditórios), a delimitação de zonas de entrada e saída e o controlo de acessos ao recinto, são algumas das medidas implementadas com vista a promover a segurança de expositores e visitantes. Com o mesmo objetivo, para garantir que pode assistir às diversas atividades promovidas pelas entidades participantes – apresentações de livros, lançamentos, palestras, workshops, sessões de autógrafos – a organização recomenda a inscrição prévia junto das respetivas editoras.

Nas entradas e um pouco por todo o recinto, nomeadamente nos pavilhões dos expositores, podem ser encontrados dispensadores de álcool gel. Será obrigatório o uso de máscara em todo o recinto, tanto por expositores, como pelo público visitante.

Entendeu ainda a organização adotar critérios de prudência sanitária tendo sido estabelecida uma lotação inicial de 3300 pessoas em simultâneo no recinto - um número conservador e com uma ampla margem de segurança para aquelas que são as recomendações da DGS, de um distanciamento social de 2m entre pessoas. No decurso do evento, a lotação poderá ser ajustada, por acordo e sob as orientações da Proteção Civil da CML. 

A Feira do Livro de Lisboa está aberta das 12h30 às 22h de segunda-feira a quinta-feira e, à sexta-feira, encerra às 00h00. Ao sábado o horário e funcionamento é alargado das 11h às 00h e ao domingo das 11h às 22h.

A Feira do Livro de Lisboa continua a ser a maior montra da edição em Portugal – com perto de cem mil títulos distribuídos por mais de duas centenas de pavilhões e centenas de editores, chancelas, alfarrabistas e livreiros presentes. Tem em vista promover a leitura em língua portuguesa e fomentar os hábitos de leitura e incremento do nível de literacia.

Com a sua presença na Feira do Livro de Lisboa, os CTT dão continuidade a um espaço dedicado a todos aqueles que a visitam em busca de um encontro com o seu autor preferido ou unicamente para se rodearem de livros.