CTT lançam emissão filatélica para comemorar os 175 anos do Grémio Literário

26 de Abril, 2022

Foto da notícia

Os CTT – Correios de Portugal lançaram na quinta-feira, dia 21 de abril, uma emissão filatélica para comemorar os 175 anos do Grémio Literário, criado por carta régia de D. Maria II em 18 de abril de 1846 – «considerando Eu que o fim dessa associação é a cultura das letras e que pela ilustração intelectual pode ela concorrer para o aperfeiçoamento moral».

Conforme se lê na pagela desta emissão, o Grémio teve entre os seus fundadores as duas principais figuras do Romantismo nacional, o historiador Alexandre Herculano e o poeta e dramaturgo Almeida Garrett, e ainda o romancista Rebelo da Silva, o dramaturgo Mendes Leal, e grandes personalidades da vida política do liberalismo, como Rodrigo da Fonseca (que redigiu os estatutos), Fontes Pereira de Melo, Rodrigues Sampaio, Sá da Bandeira, Anselmo Braancamp, o futuro Duque de Loulé, e da ciência, da economia e da velha e da nova aristocracia. Com sedes sucessivas sempre na zona do Chiado, o Grémio Literário instalou-se, em 1875, no palacete do visconde de Loures, na então rua de S. Francisco. É um edifício exemplar da arquitetura romântica de Lisboa, preservado ao longo dos tempos, com o seu jardim de 1844, único nesta área histórica da cidade.

A emissão filatélica é composta por dois selos com uma tiragem de 75 000 exemplares cada e com um valor fácil entre os 0,57€ e 1,05€. O design dos selos esteve a cargo do atelier B2 Design.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas Lojas CTT dos Restauradores em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.