CTT lançam emissão filatélica 'Navios da Marinha Mercante Portuguesa' e livro sobre o mesmo tema

29 de Maio, 2024

Os CTT – Correios de Portugal lançam esta quarta-feira, dia 29 de maio, uma emissão filatélica dedicada aos ‘Navios da Marinha Mercante Portuguesa’ e um livro sobre o mesmo tema.

A Marinha Mercante é uma das atividades económicas de maior importância a nível mundial. Em Portugal, atingiu o apogeu no terceiro quartel do século XX quando, por mar, ainda se viajava e se transportava correio e mercadorias de forma significativa. Uma das memórias mais fortes desse período é a relacionada com os navios, de que se escolheram sete, notáveis à sua época, para esta emissão filatélica.

Os navios escolhidos resultam de uma pré-seleção efetuada pelos autores. Essa pré-seleção pretende ser representativa dos vários períodos relevantes da Marinha Mercante portuguesa nos últimos 100 anos.

Para isso, os autores promoveram um inquérito por via eletrónica dirigido à comunidade marítima em Portugal, do qual resultaram 263 respostas validadas. Em resultado deste inquérito escolheram-se sete navios de entre os mais representativos da frota de navios de comércio portugueses, dos últimos 100 anos. São eles: Paquete Serpa Pinto, Paquete Santa Maria, Paquete Príncipe Perfeito, Paquete Infante Dom Henrique, Graneleiro Cassinga, Petroleiro Nogueira e Navio de Cruzeiros World Explorers.

O valor facial dos selos desta coleção varia entre 0,65€ e 1,30€. As obliterações de primeiro dia podem ser feitas nas Lojas CTT dos Restauradores e Chiado, em Lisboa, Palácio dos Correios, no Porto, Zarco, no Funchal e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

Dedicado ao mesmo tema, os CTT lançam também esta quarta-feira o livro ‘Marinha Mercante Portuguesa’, dos autores Luís Miguel Correia e Rui Reis. Esta edição traça o percurso histórico da marinha mercante nacional desde os meados do século XIX, com as revolucionárias navegações a vapor, passando pelos momentos mais emblemáticos que marcam a sua história, até à atualidade.